Representação de progressões geométricas e aritméticas por meio de gráficos

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Progressões, Educação financeira

Resumo

Segundo Araújo (2000), a Matemática é vista na escola como uma disciplina “árida e difícil”, levando a maioria dos alunos a apresentarem dificuldades, e não aprendendo, gerando um grande desinteresse pela matéria, ainda, em grande parte responsável por dificuldades futuras ou mesmo pelo pavor da matéria, a proposta de utilizar representações visuais, como gráficos numéricos simples e financeiros, reflete uma estratégia inovadora para superar a visão tradicional de que a Matemática é inacessível. Feliciano (2022), diz que os livros didáticos de matemática no ensino médio evoluíram em sintonia com os contextos histórico, político e econômico da sociedade. Embora a definição de progressões geométricas permaneça constante, observa-se uma transformação no nível de conhecimento, compreensão e habilidade de reflexão e aplicação por parte dos estudantes em várias situações cotidianas ou seja a sociedade evoluiu e com isso conseguimos mais exemplos se trabalhados com cuidado podem auxiliar na visualização dos estudantes uma dessas formas seria a representação de uma progressão geométrica num problema moderno por meio de um gráfico, explorar a utilização de representações visuais, reflete uma resposta dinâmica a essas transformações. De acordo com Vygotsky (1994, apud SELVA 2001) Um exemplo de ação humana que fundamenta-se em conhecimentos matemáticos é a busca e tratamento de informações. De um modo particular, esta atividade pode ser mediada pela utilização de recursos matemáticos tais como os gráficos. Desta maneira, os gráficos se apresentam como uma ferramenta cultural que pode ampliar a capacidade humana de sistematização de dados e o estabelecimento de relações entre os mesmos. Segundo a pesquisa de diSessa, Hammer, Sherin e Kolpakowski (1991, apud SELVA 2001) o conhecimento era visto como algo que decorria da atividade e dela emergia. Deste modo, os autores apontam para a possibilidade de que com a ajuda dos adultos e engajadas em um processo pedagógico que valorize seus conhecimentos potenciais, as crianças poderiam construir e interpretar gráficos, com uma satisfatória base de conhecimentos científicos. No contexto proposto, a pesquisa visa não apenas abordar a complexidade das progressões aritméticas e geométricas, mas também fornecer exemplos concretos, como a influência de progressões geométricas em investimentos. A integração de gráficos financeiros objetiva não apenas tornar a educação mais atrativa, mas também oferecer uma abordagem prática à educação financeira.

Biografia do Autor

Erick Vinícius Feitosa do Nascimento, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Licencianda em Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Referências

ARAÚJO, Iracema Rezende De Oliveira. A utilização de lúdicos para auxiliar a aprendizagem e desmistificar o ensino da matemática. Repositório Institucional, Universidade Federal de Santa Catarina, 2000. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/78563. Acesso em: 12 nov. 2023.

FELICIANO, Alexsandro Pacheco. A importância e a compreensão da progressão geométrica no currículo escolar sob o olhar de um grupo de estudantes do segundo ano do ensino médio estadual. UNESC, 2022. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9667. Acesso em: 12 nov. 2023.

SANTOS, Martielle Soledade Souza; NOUR, Alfredo Dib. Educação financeira: aprendizagem de progressões geométricas aplicadas aos juros compostos na perspectiva da educação matemática crítica. Revista Prática Docente, Confresa, v. 5, n. 1, p. 45–64, 2020. https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p45-64.id607.

SELVA, Ana Coelho Vieira. Investigando a atividade de interpretação de gráficos entre professores do ensino fundamental. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2001.

SOBREIRA, André Alves; PEREIRA, Ducival Carvalho; SÁ, Pedro Franco De. O ensino do valor do dinheiro no tempo por meio de atividades. Revista Prática Docente, Confresa, v. 6, n. 1, p. e002–e002, 2021. https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e002.id788.

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Publicado

28.11.2023

Como Citar

Nascimento, E. V. F. do, & Lopes, T. B. (2023). Representação de progressões geométricas e aritméticas por meio de gráficos. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(2). Recuperado de http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/794

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