O uso de gincanas para o ensino de matemática durante o ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Gincana, Discente, Familiarização, Exercícios

Resumo

A gincana pode desempenhar um papel importante na inclusão de entretenimento do discente e didática do docente, oferecendo então uma familiaridade entre o estudante e a escola conforme Rodrigues et al. (2015). Diante dos novos métodos de ensino, é fundamental que o professor queira se adaptar e que o aluno queira aprender. Tem se tornado cada vez mais comum a criação de novas metodologias para facilitar o ensino mas sem cooperação de ambos os lados o sucesso é improvável. Por outro lado, a falta de oferta de atividades como uma gincana de ensino pode representar uma barreira para o interesse de ensino e uma ascensão tanto social quanto profissional dos indivíduos, analisados a partir de Diefenthäler (2016) e Sampaio e Barros (2015). Alguns dados foram obtidos após a abertura de licitações para o projeto. Quais os resultados da equipe na competição e quais os objetivos? Estudamos o conceito de unidades de conteúdo de processamento de informação. Representação tabular e gráfica e análise de dados. Desta forma o trabalho tem como objetivo de analisar a execução de uma gincana de matemática que abordará os conteúdos de sala de aula com estudantes do Ensino Fundamental. Este projeto adota uma metodologia focada a acrescentar uma corrida entre os estudantes em todo o final de conteúdo aplicado pelo professor, podendo ser separados em equipes ou individuais, onde o estudante percorre uma certa distância de no máximo 10 metros e na linha de chegada terá um exercício que o mesmo terá de responder sobre o conteúdo aplicado pelo professor, se o resultado do exercício estiver certo o mesmo disponibiliza um brinde ou até mesmo um ponto ao estudante. Sabendo da dificuldade de se familiarizar com a matemática, sendo aplicados em escolas de ensino fundamental quer-se obter resultados em que o professor tenha mais controle do conteúdo para que os estudantes o dominem, fazer com que a gincana seja uma forma de entretenimento e não com que os alunos dependam somente da gincana para conseguir pontuação e então desconstruir a imagem de que matemática é algo difícil e chato. Conclui-se que o ensino de matemática pode ser um fator determinante para a inclusão e familiarização dos alunos, ressaltando a importância da matemática e de envolvam a participação ativa dos alunos em sala.

Biografia do Autor

Ezequiel Pereira Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Cursa Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Referências

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Publicado

28.11.2023

Como Citar

Lopes, E. P., & Lopes, T. B. (2023). O uso de gincanas para o ensino de matemática durante o ensino fundamental. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(2). Recuperado de http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/798

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