Jogos no ensino de matemática: uma experiência no ensino de equação do segundo grau

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Matemática, Equação do segundo grau, Jogos

Resumo

A futura pesquisa abordará a importância dos jogos no ensino de matemática. O uso de jogos no ensino de matemática tem se mostrado uma estratégia eficaz para engajar os alunos, tornar o aprendizado mais divertido e estimular o desenvolvimento de habilidades matemáticas. Um dos benefícios dos jogos matemáticos é que eles tornam a matemática mais acessível e menos intimidadora. Muitos estudantes podem sentir dificuldades ao lidar com conceitos matemáticos abstratos ou complexos, mas os jogos matemáticos oferecem uma abordagem concreta e visual, permitindo que os alunos aprendam de forma mais prática e tangível. “A incrementação dos jogos matemáticos em sala de aula é uma abordagem pedagógica lúdica, pois ela estimula a participação dos alunos que sem perceber desenvolvem métodos ou estratégias aprendendo a matemática” (Gomes; Alves; Alves, 2022, p. 1). Além disso, os jogos matemáticos também promovem a competição saudável e a diversão. Os estudantes podem desafiar uns aos outros, estabelecer recordes pessoais e celebrar sua conquista. “Os jogos matemáticos trazem uma temática lúdica para a sala de aula. Podem ser utilizados como uma ferramenta pedagógica com o intuito de instigar os alunos na aprendizagem da matemática, tornando-a um processo mais prazeroso para a criança” (Gomes; Alves; Alves, 2022, p. 1). Essa abordagem lúdica cria um ambiente de aprendizado descontraído e estimulante, onde os erros são vistos como oportunidades de aprendizado e os acertos são recompensados. De acordo com Quadros (2018), os jogos são frequentes considerados como uma ferramenta eficaz para o aprendizado, mas nem sempre vai conseguir atender todas as turmas e nem todos os alunos. Podendo não ser motivador, interessante ou até mesmo adequado para conseguir atender os determinados conteúdo ou estudantes. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar como o jogo corrida do segundo grau pode contribuir para o ensino de matemática. E a justificativa para essa pesquisa baseia-se na necessidade de explorar a abordagem inovadora para o ensino de matemática buscando alternativa que desperta o interesse nos estudantes e tornem o aprendizado mais efetivo. Pois muitas vezes é percebido pelo estudante como algo monótono e desafiador. Além disso muitos estudantes enfrentam dificuldades em compreender e aplicar os conceitos matemáticos. Diante dessa realidade torna-se necessário explorar abordagens inovadoras que possam tornar um ensino mais atraente. Ou seja, ao jogar os estudantes são incentivados a resolver problemas, aplicar conceitos matemáticos e desenvolver habilidades de raciocínio lógico e pensamento crítico. Além disso os jogos promovem a interação social e o trabalho em equipe, onde é um aspecto fundamental no processo educacional.

Biografia do Autor

Jéssica Alves Resplandes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Cursa Licenciatura em Matmeática no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

É Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/REAMEC (2017 - 2020), possui Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins - UFT/ProfMat (2014 - 2015) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva e atua no Programa de Mestrado em Ensino (PPGEn) no Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É Editor-chefe da Revista Prática Docente (ISSN 2526-2149) e Líder do Grupo de Pesquisa Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia, registrado no CNPq. Incentivador de Acesso Aberto (Open Acess) para publicações científicas.

Referências

GOMES, Maria Clara Dari; ALVES, Denis Rogério Sanches; ALVES, Denis Rogério Sanches. Jogos matemáticos como ferramenta de aprendizagem. Extensão em Foco, [S.L.], n. 27, p. 0172-191, 2022. http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i27.80668

QUADROS, Gerson Bruno Forgiarini de. Atividade lúdica e interdisciplinar baseada em jogo de tabuleiro e cartas para a aprendizagem de língua, literatura inglesa e matemática na Educação Básica. LínguaTec, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. https://doi.org/10.35819/linguatec.v3.n2.a3284

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Publicado

28.11.2023

Como Citar

Resplandes, J. A., & Lopes, T. B. (2023). Jogos no ensino de matemática: uma experiência no ensino de equação do segundo grau. Seminários Integradores De Pesquisa E Extensão Do Curso De Licenciatura Em Matemática Do IFMT Campus Confresa, 1(2). Recuperado de http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/SIPE/article/view/801

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