Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA PESQUISAGRO



Política Editorial
A Revista PesquisAgro está vinculada à Coordenação de Pesquisa de Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Confresa.
A Revista PesquisAgro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-Confresa possui periodicidade semestral e aceita Artigo Científico e Revisão de Literatura inéditos e que possuam relevância científica nas áreas de Agronomia e Recursos Florestais e Engenharia Florestal que não foram submetidos ou publicados em outro periódico, conforme declaração do(s) autor(es).
Ao enviar seu trabalho para a Revista PesquisAgro, a revista permite que os autores mantenham seus direitos autorais sem restrições
 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TEXTOS


Os textos devem ser enviados através do endereço eletrônico disponível no site da revista, onde são explicados todos os passos para submissão dos artigos.
Para os artigos a serem publicados no primeiro volume anual, o prazo é até dia 15 de abril de cada ano.
Para os artigos a serem publicados no segundo volume anual, o prazo é até dia 15 de outubro de cada ano.
Os artigos submetidos após a data limite serão encaminhados para os avaliadores somente após a publicação do número correspondente. Caso o processo de avaliação não seja concluído no prazo estabelecido, sua publicação se dará no próximo volume.
 
Formatação
Todos os trabalhos devem ser digitados em editores de texto como o Microsoft Office, ou programa compatível (o arquivo deve ser salvo com a extensão ".doc" ou “.docx”), fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações diretas com mais de três linhas e das notas de rodapé que são tamanho 10), espaço 1,5 entre linhas. Parágrafos sem espaçamento antes ou depois e recuo de 1,25 cm (exceto resumo e para citações diretas com mais de três linhas que são espaços simples). As páginas devem ser configuradas no formato A4, com numeração na margem inferior direita, com 3 cm nas margens superior e esquerda e 2 cm nas margens inferior e direita. A Revista PesquisAgro irá disponibilizar um modelo em seu site para melhor orientação para submeter os trabalhos.


Publicação de artigos em idioma estrangeiro
Os artigos submetidos em idioma que não seja o português, necessitam do envio do artigo em português na submissão e sua tradução como material suplementar. Pois a revista presa pela comunicação científica para acesso aos estudantes, professores ou pesquisadores nacionais que não têm domínio de outro idioma.
Desse modo, a publicação se dará no idioma estrangeiro e também disponibilizado juntamente em link separado o artigo no idioma português.

Dimensão
Os Artigos Científicos e Revisão de Literatura deverão ter de 8 a 20 páginas, incluindo título e resumo, palavras-chaves e referências. Quando mais de 20 laudas, deverá ser justificado em "Comentários ao editor" para apreciação.
Organização
Modelo em word, clique aqui.
A organização dos trabalhos deve obedecer à seguinte sequência:

  • TÍTULO (14 pts, centralizado, negrito, iniciando por maiúscula);
  • TÍTULO EM INGLÊS (12 pts, centralizado, itálico, iniciando por maiúscula);
  • AUTORES* (alinhado à direita, 12 pts, informações como instituição, endereço eletrônico, titulação devem estar como nota de rodapé, separadamente de cada autor, máximo de 4 autores. Quando mais de 4 autores, deverá ser justificado em "Comentários ao editor");
  • RESUMO (12 pts, título negrito, justificado, contendo de 100 a 250 palavras) NBR 6028;
  • PALAVRAS-CHAVE (de 3 a 5 palavras, uma linha abaixo do resumo e separadas por ponto e vírgula (;) e finalizada por ponto final (.));
  • ABSTRACT (título negrito, justificado);
  • KEYWORDS;
  • Em caso de artigos em idiomas que não seja o português, necessitará um título e resumo no idioma do artigo e um título e resumo no idioma português.
  • TEXTO (o título de cada seção deve ser numerado, somente primeira letra maiúscula, em negrito e justificado, o título de cada subseção deve ser em itálico e justificado, todo o texto deve ser formatado em fonte Times New Roman de 12 pts e espaço de 1,5 pts entre linha, o texto será constituído de introdução, desenvolvimento e conclusão);
  • FIGURAS, QUADROS, TABELAS E OUTROS (deve estar centralizado, com legenda acima da figura e a fonte abaixo, ambos centralizados e com tamanho 10 pts, com um espaço de 6 pts acima da legenda e 12 pts abaixo da fonte, sem espaço entre legenda, item e fonte) NBR 14724 e IBGE - Normas de apresentação tabular 1993;
  • CITAÇÕES (as citações diretas devem conter a página do texto que está sendo citado) NBR 10520;
  • REFERÊNCIAS (apenas trabalhos citados no texto e evitar utilizar “____.” nas referências) ABNT NBR 6023.


Exemplos dos principais tipos de referências:
Livro:
TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia Vegetal. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Capítulo de Livro:
SOUZA, D. dos S. de L et al. Transformação genética de cana-de-açúcar. In: FIGUEIREDO, M. do V. B. et al (Ed.). Biotecnologia aplicada à agricultura: textos de apoio e protocolos experimentais. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Recife: Instituto Agronômico de Pernambuco, 2010. p. 333-356.
Artigo de Periódico:
LOPES, T. B. SANTOS, L. G. O uso do Geogebra como ferramenta auxiliar para estudo da reta tangente a um gráfico. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, p. 1-12, 2016. Disponivel em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70637>. Acessado em: 20 jun. 2017.
Trabalho publicado em Anais de Evento:
BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9, 1994, São Paulo. Anais [...] São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.
Teses e Dissertações :
ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.
 
Sempre que possível, colocar os links nas referências, precisando estarem ativos e prontos para clicar.


Modelo em Word, clique aqui.
 
*Quando da submissão da versão para avaliação não pode conter os nomes ou qualquer outro tipo de identificação dos autores, então deixando as palavras que estão no Modelo em Word.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.