AS TICS, UMA EMERGÊNCIA PARA O FAZER PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Elivaine Alves Cândido alvescandidoelivaine@outlook.com
    Escola Municipal Canaã
  • Cristiana Sousa de Jesus Ribeiro cristiana.sousadejesusribeiro@gmail.com

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1104

Resumo

Desde a criação, as TICs, Tecnologias da Informação e Comunicação, estiveram disponíveis para as práticas pedagógicas e contribuíram expressivamente no ambiente social e escolar auxiliando na interação entre, aluno, escola e mundo com o objetivo de aproximá-los das diversas informações. Mas, ultimamente tem se intensificado, o distanciamento social obrigatório fez-se necessário o uso dos meios tecnológicos nas práticas educativas, tornando-os a base fundamental do Ensino a Distância e o Ensino remoto que dão continuidade aos estudos sem que os estudantes sejam prejudicados na conclusão dos seus cursos. É nessa perspectiva que este artigo faz uma reflexão sobre a emergência de utilizar-se das TICs para o fazer pedagógico em tempos de pandemia, apresentando as possibilidades de tê-las como instrumento de ensino aprendizagem, considerando seu contexto histórico originário e atual no ambiente escolar, apresenta uma discussão sobre os desafios enfrentados pela familia e professores no uso das TICs nas práticas educacionais e também sobre os benefícios que elas trazem para o novo modelo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Pedagogia de projetos e integração de mídia . Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt5.htm . Acesso em 19/03/2021.

KLEINA, C. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Editora IESDE ANO 2016 Edição: 1 ed. 172p. 2016.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2008.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.

SANTIAGO, D. G. Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente. Disponível em http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_ busca/arquivo. php? cod Arquivo=88 Acesso: março/ 2021.

SANTOS, Plácida L.V. Amorim, SANT´ANA, Ricardo César Gonçalves. Transferência da informação: análise para a valorização de unidades de conhecimento. In: Data Grama Zero – Revista de Ciência da Informação – v.3, n.2, 2002.

Publicado

2021-06-30
Métricas
  • Visualizações 300
  • PDF downloads: 188

Como Citar

CÂNDIDO, E. A.; RIBEIRO, C. S. de J. . AS TICS, UMA EMERGÊNCIA PARA O FAZER PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista AlembrA, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 102-116, 2021. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1104. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/1104. Acesso em: 21 out. 2021.