A BUSCA DO EU A PARTIR DO OUTRO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IDENTIDADE AFRICANA NO CONTO AS MÃOS DOS PRETOS DE BERNARDO HONWANA
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n2.id306Palavras-chave:
Identidade Africana, Hibridismo, Conto Africano.Resumo
O principal objetivo deste artigo é tecer algumas considerações acerca do conto “As mãos dos pretos”, de Bernardo Honwana, a fim de decodificar o principal foco que é a busca da identidade negra. A análise tem como ponto de partida o questionamento que impulsiona o conto, pois o personagem principal visa compreender o motivo pelo qual a cor das mãos dos pretos serem diferentes das demais partes de seu corpo, questionando alguns personagens que fazem parte de seu cotidiano. Procuramos estabelecer relação entre o contexto histórico-social e o texto literário, haja vista que o contexto influi na produção literária.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-04-12
Métricas
- Visualizações 221
- PDF downloads: 243
Como Citar
RAMOS, C. P. A BUSCA DO EU A PARTIR DO OUTRO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IDENTIDADE AFRICANA NO CONTO AS MÃOS DOS PRETOS DE BERNARDO HONWANA. Revista AlembrA, [S. l.], v. 1, n. 2, 2019. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n2.id306. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/306. Acesso em: 13 abr. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).