NOÉMIA DE SOUSA E CONCEIÇÃO LIMA: VOZES FEMININAS QUE LUTAM PELA LIBERDADE E RECONSTRUÇÃO DE SEUS PAÍSES

Autores

  • Maria Cleunice Fantinati da Silva UNEMAT- Universidade do estao de Mato Grosso,IFMT- campus Avançado Tangará da Serra
  • Marinei Almeida Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT http://orcid.org/0000-0001-7255-3956

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2020.v2.n4.id735

Resumo

Este trabalho propõe apresentar uma leitura de alguns poemas da poeta moçambicana. Noémia de Sousa do livro Sangue Negro (2001).  Também serão analisados alguns poemas do livro A dolorosa raiz do micondó (2006), da poeta são-tomense Conceição Lima na perspectiva de averiguar, eventuais semelhanças e divergência no processo de construção estética e temática das citadas poetas africanas.  Pretende-se analisar os pontos em que a história dos países de origem dos sujeitos - poéticos influenciaram nas temáticas individuais e/ou coletiva do corpus selecionado referente a reconfiguração da memória. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cleunice Fantinati da Silva, UNEMAT- Universidade do estao de Mato Grosso,IFMT- campus Avançado Tangará da Serra

Doutoranda em Estudos Literários - PPGEL _ UNEMAT . Linha de pesquisa Literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa". Orientadora: Elisabeth Battista. Possui graduação em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Tangará da Serra (2007), Especialização em Estudos Literários (UNEMAT) e Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.- Campus avançado de Tangará da Serra/MT nas disciplinas de língua Portuguesa/ Literatura e Língua Espanhola nos cursos Técnicos Integrado ao Médio e Espanhol aplicado à administração e Linguagem Empresarial no curso Tecnólogo Superior em Gestão de Recursos Humanos. * Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT campus avançado tangará da Serra. (Portaria Nº 97, de outubro de 2018. * Membro do Colegiado do Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do IFMT campus avançado tangará da Serra. (Portaria Nº 35, de 10 de abril de 2019)*Membro do Núcleo docente Estruturante -NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do IFMT campus avançado Tangará da Serra. ( Portaria Nº 15, de 19 de Fevereiro de 2019). Projeto Mulher Catadora: olhar transformador do edital Teresa de Benguela de 2017- um dos PRÊMIOS- Destaque na apresentação da "EXPERIÊNCIAS EXITOSAS" da REDITEC 2018, realizada de 10 /09/2018, no Atlântico Búzios Convention & Resort. Cordenadora dos Projetos de Extensão "Teresa Help " e "IFeducATIVO" 2020

Publicado

2020-08-03

Como Citar

FANTINATI DA SILVA, M. C. .; ALMEIDA, M. . NOÉMIA DE SOUSA E CONCEIÇÃO LIMA: VOZES FEMININAS QUE LUTAM PELA LIBERDADE E RECONSTRUÇÃO DE SEUS PAÍSES. Revista AlembrA, v. 2, n. 4, 3 ago. 2020.