Revista Prática Docente

Edição Atual

v. 5 n. 2 (2020)
Publicado em agosto 31, 2020
A Revista Prática Docente (RPD) é uma publicação gratuita do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa. Tem por objetivo dar visibilidade à produção científica na área de Ensino. Sendo uminstrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por autores e grupos nacionais e internacionais. Para tanto, a revista divulga trabalhos nas áreas que sustentam os pilares da Educação, nos seguintes eixos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, em instituições nacionais e internacionais. Prefixo DOI: 10.23926 ISSN: 2526-2149 Qualis 2013-2016: B2 Ensino, B5 Ciências Ambientais, B5 Ciência Política e Relações Internacionais e C Química.

Editorial

Thiago Beirigo Lopes
Editorial

Matemática e suas tecnologias

Luciene Costa Santos, Alan Santos Gois, Dailson Evangelista Costa, Tadeu Oliver Gonçalves
582-607
DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NO ENSINO DE FIGURAS PLANAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671
PDF
André Lima Rodrigues, Bruno Rodrigo Teixeira
608-625
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO (MKT): UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689
PDF
Marta Maria Gama, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, Neuza Bertoni Pinto
626-651
GEOMETRIA NA FORMAÇÃO DAS NORMALISTAS DO INSTITUTO SANTA MARTA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS (1960 - 1980)
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p626-651.id691
PDF
Evandro Tortora
652-672
DIÁLOGOS COM A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM A PEDAGOGIA FREINET
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p652-672.id715
PDF
Pedro Franco de Sá, Maria de Lourdes Silva Santos, Andrea da Silva Marques Ribeiro
673-699
SAEB E PNLD: DISSONÂNCIAS E IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p673-699.id724
PDF
Nayara Alves Gomes, Glaydson Francisco Oliveira
700-722
UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOMETRIA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782
PDF

Linguagens, códigos e suas tecnologias

Alan Tocantins Fernandes
723-742
DISCOURSE MARKERS IN AN ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE (EFL) CLASSROOM SETTING: A REFLEXIVE STUDY ON TEACHING DISCOURSE
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p723-742.id625
PDF (English) PDF
Claudemir Cândido da Silva, Diana Gleise dos Santos Ferraz, Christiane Batinga Agra, Flávia Karolina Lima-Duarte
743-763
ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO IFAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES DOS USOS DAS LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p743-763.id644
PDF
Maria Cleunice Fantinati da Silva, Elisabeth Battista
764-781
PROTAGONISMO POÉTICO DA MULHER IDOSA EM DONA (2018), DE LUCIENE CARVALHO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p754-781.id730
PDF
Wálisson Dias Pinto, Cláudio Alves Pereira
782-800
POSSÍVEIS IMPACTOS EDUCACIONAIS DOS JOGOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p782-800.id744
PDF
Rozane Fermino, Camila Grimes, Flávio Booz, Suzana Abromovicz
801-822
RECITAL DE POESIA: TEXTO, VOZ E CORPO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p801-822.id747
PDF
Jaqueline da Silva, Allana Alexandre Cardoso, Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Gelcemar Oliveira Farias
823-842
ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADO NO ENSINO CENTRADO NO APRENDIZ
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p823-842.id760
PDF
Tiago Cerqueira Pinheiro, Cássia Barbosa da Costa, Renato Sarti
843-856
DOCUMENTÁRIO FIO: TECENDO A PROFISSÃO DOCENTE
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p843-856.id767
PDF
Carlos Henrique de Barros Roncolato, Karla Daniel Martins de Souza Albuquerque , Adenilson de Barros de Albuquerque
857-869
AMARELO (2019), DE EMICIDA: POR UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p843-855.id802
PDF
Carlos Átila Lima dos Santos, Priscila Rose de Oliveira Alves, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto
870-888
EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p870-888.id804
PDF
Nadia Louise Dias de Sousa Freitas, Degmar Francisco dos Anjos
889-900
A ARTICULAÇÃO ENTRE O LIVRO DE HANS ROBERT JAUSS “A HISTÓRIA DA LITERATURA COM PROVOCAÇÃO À TEORIA LITERÁRIA”, O CONTO DE LYGIA BOJUNGA “TCHAU” E AS NOVAS CONSTRUÇÕES FAMILIARES
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p889-900.id832
PDF

Ciências da natureza e suas tecnologias

Luana Margatto, Leandro Palcha
901-921
DISCURSOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE BIOLOGIA: INCLUSÃO E ENFRENTAMENTO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p901-921.id753
PDF
Wagner Moisés Costa, Andre Perticarrari
922-943
A CONTRIBUIÇÃO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p922-943.id681
PDF
Tainá de Oliveira Flor, Felipe do Espirito Santo Silva-Pires, Valéria da Silva Trajano
944-964
MÚSICA E SEU POTENCIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p944-964.id690
PDF
Ronan Santana dos Santos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
965-981
PERCEPÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O SABER NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p965-981.id679
PDF
Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio Del Pino
982-998
CHEMISTRY LICENTIATE DEGREE THROUGH THE DE MODALITY FROM THE IFMT: PERCEPTIONS OF TRAINER TEACHERS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p982-998.id676
PDF (English) PDF
Ricardo Castro Oliveira, Jackson Gois
999-1018
MOTIVAÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p999-1018.id669
PDF
Leandro de Oliveira Amaral, Sérgio Macêdo Soares, Mayara Soares Melo
1019-1039
UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM SEIS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2018: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRUTURA ATÔMICA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1019-1039.id687
PDF
Mirele Sanches Fernandes, Tania Denise Miskinis Salgado
1040-1056
ESTRATÉGIAS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1040-1056.id695
PDF
Édila Rosane Álves da Silva, Mara Elisângela Jappe Goi
1057-1075
IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS EM AULAS DE QUÍMICA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1057-1075.id718
PDF
Alexandre Ferreira Nunes, João Paulo Cunha de Menezes
1076-1092
TRILHA DO CERRADO: JOGO PARA ENSINO DO BIOMA CERRADO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1076-1092.id725
PDF
Thays Cristina Ribeiro Alves, Marcones Costa, Camila Campêlo de Sousa
1093-1110
TABULEIRO DE GENES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1093-1110.id738
PDF
Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, Edimarcio Francisco da Rocha, Adriane Barth, Vinicius Batista da Silva, Márcio do Nascimento Gomes
1111-1123
ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MATO-GROSSENSES
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1111-1123.id742
PDF
Paulo Henrique Mariano de Deus, Francisco Roque
1124-1138
A IMPORTÂNCIA DE AULAS TEÓRICA E DE CAMPO PARA ABORDAR QUESTÕES AMBIENTAIS DO BIOMA CERRADO: UM ESTUDO DE CASO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1124-1138.id745
PDF
Robson Aparecido dos Santos, Rogério Benedito da Silva Añez
1139-1154
BOTÂNICA NO CERRADO: A AULA DE CAMPO E AS COLEÇÕES BOTÂNICAS DIDÁTICAS ASSOCIADAS AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1139-1154.id746
PDF
José Víctor Acioli da Rosa, Gahelyka Aghta Pantano Souza, Francisca Georgiana Martins do Nascimento, André Ricardo Ghidini
1155-1170
EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1155-1170.id752
PDF
José Ademir Damasceno Júnior
1171-1190
O PAPEL DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA NEUROCIÊNCIA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1171-1190.id759
PDF
Paula Roberta Galvão Simplício, Lyvia Barreto Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos, Wilton Petrus dos Santos
1191-1210
CORONAVÍRUS EM MEMES: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE LER EM CIÊNCIAS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1191-1210.id766
PDF
Kelly Karine Kreuz, Fabiane de Andrade Leite
1211-1233
COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1211-1233.id783
PDF
Andréa Ribeiro, Luciana Sedano
1234-1255
FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1234-1255.id796
PDF
Aline Aparecida Teixeira da Silva, Vinícius Catão, Aparecida de Fátima Andrade da Silva
1256-1277
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ESTEQUIOMETRIA ABORDANDO A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1256-1277.id736
PDF

Ciências humanas e suas tecnologias

Silvia Maria Santos Stering, Nilce Vieira Campos Ferreira
1278-1297
EDUCAÇÃO E TRABALHO: AS TRAMAS QUE ENVOLVEM A TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (2008 A 2018)
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1278-1297.id707
PDF
Ana Lara Casagrande
1298-1313
“O POÇO”: A SOCIEDADE VERTICAL COMPARTIMENTALIZADA E A ESCOLA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1298-1313.id710
PDF
Douglas Pereira da Costa
1314-1328
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IDENTIDADES JUVENIS NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1314-1328.id716
PDF
Ana Lúcia de Figueiredo, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira
1329-1341
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717
PDF
Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Gelcemar Oliveira Farias
1342-1354
REFLEXÕES SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1342-1354.id741
PDF
Geovana Salustiano Couto, Valdiceia Moreira Ribeiro, Laudemir Luiz Zart, Heloisa Salles Gentil
1355-1373
FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1355-1373.id749
PDF
Renata Maria Silva, Aumeri Carlos Bampi, Judite de Azevedo do Carmo
1374-1394
REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1374-1394.id777
PDF
Willian Lazaretti da Conceição
1395-1409
HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1395-1409.id790
PDF
Maria do Perpétuo Socorro Torres da Silva, Francialan Souza dos Santos, Iracema Ramos Martins, Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi
1410-1427
O USO DO TUX PAINT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1410-1427.id793
PDF
Lucas Martins Almeida, Maria Aparecida Silva Furtado , Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
1428-1448
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PANORAMA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO NO INTERIOR DO AMAZONAS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1428-1448.id803
PDF
Jean Claude Rodrigues da Fonseca
1449-1458
PESQUISA ETNOGRÁFICA COM BASE NA INTERAÇÃO DIALÓGICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1449-1458.id806
PDF
Marco Aurélio Nicolato Peixoto, Lucas Ribeiro Lima, Cirlande Cabral da Silva Silva
1459-1476
A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR: À PROCURA DE UMA EPISTEMOLOGIA COMPORTAMENTAL E PSICOLÓGICA EM AMBIENTE ESCOLAR
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1459-1476.id697
PDF
Vanessa Costa Gonçalves Silva, Raquel Martins Fernandes
1477-1498
BULLYING E COTIDIANO ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1477-1498.id805
PDF
Carollina Martins de Paiva Ribeiro, Jacqueline Magalhães Alves
1499-1511
SABERES E SENTIDOS DOCENTES EM EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: REFLEXÕES COLETIVAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR INTERDISCIPLINAR
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1499-1511.id780
PDF
Marilza Rodrigues da Silva, Vaniclésia Soares Alves, Wederlando Geronimo de Souza, Fernando Luis Pereira Fernandes
1512-1528
UMA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AURORA NARRADA POR SEUS SUJEITOS LOCAIS: TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1512-1528.id781
PDF
Ver Todas as Edições