Revista Prática Docente

Edição Atual

v. 5 n. 2 (2020)
Publicado em agosto 31, 2020
A Revista Prática Docente (RPD) é uma publicação gratuita do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Confresa. Tem por objetivo dar visibilidade à produção científica na área de Ensino. Sendo uminstrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por autores e grupos nacionais e internacionais. Para tanto, a revista divulga trabalhos nas áreas que sustentam os pilares da Educação, nos seguintes eixos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, em instituições nacionais e internacionais. Prefixo DOI: 10.23926 ISSN: 2526-2149 Qualis 2013-2016: B2 Ensino, B5 Ciências Ambientais, B5 Ciência Política e Relações Internacionais e C Química.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

DISCOURSE MARKERS IN AN ENGLISH AS A FOREIGN LANGUAGE (EFL) CLASSROOM SETTING: A REFLEXIVE STUDY ON TEACHING DISCOURSE
Alan Tocantins Fernandes
723-742
PDF (English) PDF
ENSINO DE LÍNGUAS PARA FINS ESPECÍFICOS NO IFAL: ANÁLISE DE NECESSIDADES DOS USOS DAS LÍNGUAS ESPANHOLA E INGLESA
Claudemir Cândido da Silva, Diana Gleise dos Santos Ferraz, Christiane Batinga Agra, Flávia Karolina Lima-Duarte
743-763
PDF
PROTAGONISMO POÉTICO DA MULHER IDOSA EM DONA (2018), DE LUCIENE CARVALHO
Maria Cleunice Fantinati da Silva, Elisabeth Battista
764-781
PDF
POSSÍVEIS IMPACTOS EDUCACIONAIS DOS JOGOS DIGITAIS NO ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA
Wálisson Dias Pinto, Cláudio Alves Pereira
782-800
PDF
RECITAL DE POESIA: TEXTO, VOZ E CORPO
Rozane Fermino, Camila Grimes, Flávio Booz, Suzana Abromovicz
801-822
PDF
ENSINO DAS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADO NO ENSINO CENTRADO NO APRENDIZ
Jaqueline da Silva, Allana Alexandre Cardoso, Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Gelcemar Oliveira Farias
823-842
PDF
DOCUMENTÁRIO FIO: TECENDO A PROFISSÃO DOCENTE
Tiago Cerqueira Pinheiro, Cássia Barbosa da Costa, Renato Sarti
843-856
PDF
AMARELO (2019), DE EMICIDA: POR UMA PEDAGOGIA DO ENCONTRO
Carlos Henrique de Barros Roncolato, Karla Daniel Martins de Souza Albuquerque , Adenilson de Barros de Albuquerque
857-869
PDF
EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS)
Carlos Átila Lima dos Santos, Priscila Rose de Oliveira Alves, Luciana Venâncio, Luiz Sanches Neto
870-888
PDF
A ARTICULAÇÃO ENTRE O LIVRO DE HANS ROBERT JAUSS “A HISTÓRIA DA LITERATURA COM PROVOCAÇÃO À TEORIA LITERÁRIA”, O CONTO DE LYGIA BOJUNGA “TCHAU” E AS NOVAS CONSTRUÇÕES FAMILIARES
Nadia Louise Dias de Sousa Freitas, Degmar Francisco dos Anjos
889-900
PDF

Ciências da natureza e suas tecnologias

DISCURSOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE DE BIOLOGIA: INCLUSÃO E ENFRENTAMENTO
Luana Margatto, Leandro Palcha
901-921
PDF
A CONTRIBUIÇÃO DO TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Wagner Moisés Costa, Andre Perticarrari
922-943
PDF
MÚSICA E SEU POTENCIAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE
Tainá de Oliveira Flor, Felipe do Espirito Santo Silva-Pires, Valéria da Silva Trajano
944-964
PDF
PERCEPÇÕES DE FORMADORES DE PROFESSORES E SUAS RELAÇÕES COM O SABER NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS
Ronan Santana dos Santos, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda
965-981
PDF
CHEMISTRY LICENTIATE DEGREE THROUGH THE DE MODALITY FROM THE IFMT: PERCEPTIONS OF TRAINER TEACHERS
Marcelo Franco Leão, Eniz Conceição Oliveira, José Claudio Del Pino
982-998
PDF (English) PDF
MOTIVAÇÃO PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
Ricardo Castro Oliveira, Jackson Gois
999-1018
PDF
UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM SEIS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2018: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRUTURA ATÔMICA
Leandro de Oliveira Amaral, Sérgio Macêdo Soares, Mayara Soares Melo
1019-1039
PDF
ESTRATÉGIAS DOCENTES NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM ESTUDANTES DE UM CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA
Mirele Sanches Fernandes, Tania Denise Miskinis Salgado
1040-1056
PDF
IMPRESSÕES DE ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TEMÁTICAS EM AULAS DE QUÍMICA
Édila Rosane Álves da Silva, Mara Elisângela Jappe Goi
1057-1075
PDF
TRILHA DO CERRADO: JOGO PARA ENSINO DO BIOMA CERRADO
Alexandre Ferreira Nunes, João Paulo Cunha de Menezes
1076-1092
PDF
TABULEIRO DE GENES: UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
Thays Cristina Ribeiro Alves, Marcones Costa, Camila Campêlo de Sousa
1093-1110
PDF
ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: ANÁLISE EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS MATO-GROSSENSES
Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza, Edimarcio Francisco da Rocha, Adriane Barth, Vinicius Batista da Silva, Márcio do Nascimento Gomes
1111-1123
PDF
A IMPORTÂNCIA DE AULAS TEÓRICA E DE CAMPO PARA ABORDAR QUESTÕES AMBIENTAIS DO BIOMA CERRADO: UM ESTUDO DE CASO
Paulo Henrique Mariano de Deus, Francisco Roque
1124-1138
PDF
BOTÂNICA NO CERRADO: A AULA DE CAMPO E AS COLEÇÕES BOTÂNICAS DIDÁTICAS ASSOCIADAS AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Robson Aparecido dos Santos, Rogério Benedito da Silva Añez
1139-1154
PDF
EXPERIMENTAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA DE UM CURSO PRÉ-VESTIBULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
José Víctor Acioli da Rosa, Gahelyka Aghta Pantano Souza, Francisca Georgiana Martins do Nascimento, André Ricardo Ghidini
1155-1170
PDF
O PAPEL DO ERRO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS DA NEUROCIÊNCIA
José Ademir Damasceno Júnior
1171-1190
PDF
CORONAVÍRUS EM MEMES: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE LER EM CIÊNCIAS
Paula Roberta Galvão Simplício, Lyvia Barreto Santos, Adriana Cavalcanti dos Santos, Wilton Petrus dos Santos
1191-1210
PDF
COMPREENSÕES DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ACERCA DE CURRÍCULO ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Kelly Karine Kreuz, Fabiane de Andrade Leite
1211-1233
PDF
FORMAÇÃO DOCENTE: O PERFIL DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Andréa Ribeiro, Luciana Sedano
1234-1255
PDF
ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE ESTEQUIOMETRIA ABORDANDO A QUÍMICA DOS SABÕES E DETERGENTES
Aline Aparecida Teixeira da Silva, Vinícius Catão, Aparecida de Fátima Andrade da Silva
1256-1277
PDF

Ciências humanas e suas tecnologias

EDUCAÇÃO E TRABALHO: AS TRAMAS QUE ENVOLVEM A TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO (2008 A 2018)
Silvia Maria Santos Stering, Nilce Vieira Campos Ferreira
1278-1297
PDF
“O POÇO”: A SOCIEDADE VERTICAL COMPARTIMENTALIZADA E A ESCOLA
Ana Lara Casagrande
1298-1313
PDF
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IDENTIDADES JUVENIS NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS
Douglas Pereira da Costa
1314-1328
PDF
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Lúcia de Figueiredo, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira
1329-1341
PDF
REFLEXÕES SOBRE O JOGO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Gelcemar Oliveira Farias
1342-1354
PDF
FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA
Geovana Salustiano Couto, Valdiceia Moreira Ribeiro, Laudemir Luiz Zart, Heloisa Salles Gentil
1355-1373
PDF
REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
Renata Maria Silva, Aumeri Carlos Bampi, Judite de Azevedo do Carmo
1374-1394
PDF
HISTÓRIAS DE VIDAS DE PROFESSORES/AS E O FAZER DOCENTE NA SOCIOEDUCAÇÃO
Willian Lazaretti da Conceição
1395-1409
PDF
O USO DO TUX PAINT COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maria do Perpétuo Socorro Torres da Silva, Francialan Souza dos Santos, Iracema Ramos Martins, Hudinilson Kendy de Lima Yamaguchi
1410-1427
PDF
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PANORAMA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO NO INTERIOR DO AMAZONAS
Lucas Martins Almeida, Maria Aparecida Silva Furtado , Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi
1428-1448
PDF
PESQUISA ETNOGRÁFICA COM BASE NA INTERAÇÃO DIALÓGICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Jean Claude Rodrigues da Fonseca
1449-1458
PDF
A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR: À PROCURA DE UMA EPISTEMOLOGIA COMPORTAMENTAL E PSICOLÓGICA EM AMBIENTE ESCOLAR
Marco Aurélio Nicolato Peixoto, Lucas Ribeiro Lima, Cirlande Cabral da Silva Silva
1459-1476
PDF
BULLYING E COTIDIANO ESCOLAR: SENSIBILIZAÇÃO POR INTERMÉDIO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Vanessa Costa Gonçalves Silva, Raquel Martins Fernandes
1477-1498
PDF
SABERES E SENTIDOS DOCENTES EM EXPRESSÕES ARTÍSTICAS: REFLEXÕES COLETIVAS EM UM CONTEXTO ESCOLAR INTERDISCIPLINAR
Carollina Martins de Paiva Ribeiro, Jacqueline Magalhães Alves
1499-1511
PDF
UMA HISTÓRIA DA COMUNIDADE AURORA NARRADA POR SEUS SUJEITOS LOCAIS: TRADIÇÃO, CULTURA E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Marilza Rodrigues da Silva, Vaniclésia Soares Alves, Wederlando Geronimo de Souza, Fernando Luis Pereira Fernandes
1512-1528
PDF
Ver Todas as Edições