Revista Prática Docente

Edição Atual

v. 5 n. 1 (2020)
Publicado em maio 4, 2020
A Revista Prática Docente (RPD) é uma publicação gratuita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, Campus Confresa. Tendo por objetivo dar visibilidade à produção científica nas áreas de Educação contribuindo para a consolidação do ensino, pesquisa e extensão, bem como funcionar como instrumento de divulgação de estudos e pesquisas realizadas por autores e/ou grupos nacionais e internacionais. Para tanto, a revista divulga trabalhos nas áreas que sustentam os pilares da Educação, nos seguintes eixos: Ciências humanas e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, em instituições nacionais e internacionais. Prefixo DOI: 10.23926 ISSN: 2526-2149 Qualis 2013-2016: B2 Ensino, B5 Ciências Ambientais, B5 Ciência Política e Relações Internacionais e C Química.

Editorial

Edimarcio Francisco da Rocha, Ana Cláudia Tasinaffo Alves
EDITORIAL
PDF

Ciências da natureza e suas tecnologias

Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Augusto Fachín Terán, Fabrícia Souza da Silva, Ailton Cavalcante Machado
121-138
APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p121-138.id505
PDF
Fernanda Welter Adams, Raquel Martins de Oliveira, Ângela Claúdia Dias Domingues
139-155
“VALENTINE’S DAY: VALORIZE QUEM TE FAZ BEM”: O ENSINO INTERDISCIPLINAR COM ENFOQUE EM QUÍMICA, LÍNGUA PORTUGUESA, INGLÊS E ESPANHOL.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p139-155.id527
PDF
Waddle Almeida Nascimento
156-171
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RESSIGNIFICAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO TÉCNICO DO ESTADO DO PARÁ
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p156-171.id534
PDF
Ezequiel Santos Silva, Luiz Fernando Batista Loja, Diego Arantes Teixeira Pires
172-192
QUIZ MOLECULAR: APLICATIVO LÚDICO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p172-192.id550
PDF
Evelyn Jeniffer de Lima Toledo, Henrique do Nascimento Coutinho
193-213
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LICENCIATURA EM QUÍMICA HUMANIZADA SOB A ÓTICA DOS ALUNOS DA UNB
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p193-213.id571
PDF
Martha Silva Conceição, Aline Grohe Schirmer Pigatto
214-233
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ACADÊMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA SOBRE OS ANFÍBIOS ANUROS E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p214-233.id573
PDF
Bianca Guimarães Severo dos Santos, Marcia Regina Royer
234-248
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE UNIFLOR - PR
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p234-248.id578
PDF
Marta Maria Pontin Darsie, Maranei Rohers Penha
249-270
LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO): O SABER O QUE ENSINAR
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p249-270.id580
PDF
Maria Eliane Oliveira da Silva, Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques
271-288
O ENREDO DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p271-288.id606
PDF
Diogo da Silva, Alvaro Lorencini Junior
289-305
O DOCENTE E SUA CONSTANTE RECONSTRUÇÃO DE SABERES: O JOGO COMO FERRAMENTA DE RESSIGNIFICAÇÃO DE SUA PRÁTICA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p289-305.id608
PDF
Camila Maria Gonçalves de Castro, Giovana Evangelista Alves, Cláudio Alves Pereira
306-324
ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS AVANÇOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM BAIXA VISÃO UTILIZANDO MATERIAL DE ENSINO ADAPTADO PARA AULAS DE CIÊNCIAS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p306-324.id613
PDF
Adriano Marcos Romano, Hilton Marcelo de Lima Souza, Josué Ribeiro da Silva Nunes
325-343
CONTRIBUIÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CONHECENDO OS INVERTEBRADOS” PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p325-343.id621
PDF
Jéferson Pereira da Silva, Thiago Andrade de Toledo, Leandro Carbo
344-359
ESTADO DA ARTE: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO INVESTIGATIVO NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO PERÍODO DE 2013-2018
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p344-359.id622
PDF
Iara Késia Alves dos Santos, Antonio Jarbas Barros de Moraes
360-373
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS PARA SENSIBILIZAÇÃO DOS ALUNOS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p360-373.id626
PDF
João Batista da Silva
374-390
GAMIFICAÇÃO NA SALA DE AULA: AVALIAÇÃO DA MOTIVAÇÃO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO ARCS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p374-390.id632
PDF
Núbia Duarte da Cruz, Glesia Gomes da Costa Messias, Marcel Thiago Damasceno Ribeiro
391-411
CONTRADIÇÕES PRESENTES NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SECUNDARISTAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPO VERDE-MT SOBRE O TEMA AGROTÓXICOS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p391-411.id647
PDF
Mara Elisângela Jappe Goi
412-430
CONTRIBUIÇÕES DE JOHN DEWEY NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p412-430.id604
PDF
Jully Chagas da Silva, Mara Maria Dutra
431-448
ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS NA REVISTA QUÍMICA NOVA NA ESCOLA NO PERÍODO DE 1995 A 2016
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p431-448.id642
PDF
Eduardo Ribeiro Mueller, leticia Vanin, Gabriel Bezerra Cardoso, Rans Miler Pereira Dantas
449-468
POR QUE A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL REPROVA TANTO?
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p449-468.id643
PDF

Ciências humanas e suas tecnologias

Clécia Messias de Souza, José Carlos Moreira de Souza
469-488
APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p469-488.id500
PDF
Vanessa Costa Gonçalves Silva, Raquel Martins Fernandes, Paulo Alves de Oliveira
489-501
A ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA DO FENÔMENO BULLYING NA PERSPECTIVA DE UM GRUPO DE PESQUISA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p489-501.id561
PDF
Cleise Helen Botelho Koeppe, Janaina Enck, Marcus Eduardo Ribeiro, Luciana Calabro
502-521
INTERDISCIPLINARIDADE, RAZÃO E IMAGINAÇÃO: ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OBSTÁCULOS DOCENTES E DISCENTES
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p502-521.id634
PDF
Krishna Rodrigues de Rosa, Ana Paula Teles dos Reis, Antonia Eva Rodrigues da Silva, Alessandra Maria Filippin dos Passos
522-543
ÍNDICES DE DESEMPENHO: COMPARAÇÃO DAS ESCOLAS MILITARIZADAS COM AS TRADICIONAIS DE GUARANTÃ DO NORTE/MT
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p522-543.id636
PDF
Marcelo Orlando Sales Pessim, Eliana Alves Pereira Leite
544-562
A AVALIAÇÃO E O ERRO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p544-562.id611
PDF
Divanez Alves Correia, Jair José Maldaner, Rivadávia Porto Cavalcante, Wallysonn Alves de Sousa
563-581
A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p563-581.id618
PDF
Ver Todas as Edições