A MELODIA DO BEM-TE-VI COMPONDO SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ABORDAGEM STEAM
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Palavras-chave

Educação STEAM
Espaços de Aprendizagem
Biomimetismo
Bioacústica STEAM Education
Alternative Learning Spaces
Biomimicry
Bioacoustics Educación STEAM
Espacios de aprendizaje
Biomimetismo
Bioacústica

Como Citar

SANTANA, G. F. da S.; DIAS, C. M. S. L. .; HARDOIM, E. L. .; MALAVAZI, M. C. A MELODIA DO BEM-TE-VI COMPONDO SABERES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM UMA ABORDAGEM STEAM. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 3, p. e076, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e076.id1103. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/1103. Acesso em: 21 out. 2021.

Resumo

Este artigo compartilha uma ação educativa fundamentada na abordagem STEAM, a qual articula Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática sob a perspectiva da melodia do pássaro Pitangus sulphuratus, o popular bem-te-vi. O cenário e ambiente de aprendizagem é o Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá (MT). O objetivo consiste em desenvolver propostas de atividades a partir da abordagem STEAM. A problemática caracterizou-se em como elaborar a abordagem STEAM a partir de um hóspede natural local do parque, o bem-te-vi. Alinhando se com essa ideia, com respaldo em uma perspectiva de Educação Científica, entrelaçam-se cinco áreas em dois conceitos estruturantes: a Bioacústica e o Biomimetismo. Assim, apresenta-se a articulação de conceitos imersos nesse conjunto de ideias para a contribuição de processos que potencializem, nos estudantes, as habilidades, visando a uma participação crítica e consciente em relação ao conhecimento, a partir do hóspede natural do Parque, o bem-te-vi.
10.23926/RPD.2021.v6.n3.e076.id1103
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