PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UM ESTUDO DOS ANAIS DOS WORKSHOPS E SEMINÁRIOS ESTADUAIS DO IFMT

Vívia Lúcia Juvino de Lemos Cardoso, Fernando Henrique Cardoso, Jorge Souza de Jesus

Resumo


Resumo: É notável que, no Brasil, o número de trabalhos na área de Ciências Biológicas, fruto de pesquisas em programas de pós-graduação, grupo de pesquisas, cursos de graduação, projetos de extensão ou de qualquer outro espaço científico, têm crescido consideravelmente nestes últimos anos. Em Mato Grosso, dentre diversas Instituições de Ensino Superior, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) também é responsável por uma parcela das publicações. Diante disto, este trabalho de caráter bibliográfico e do tipo “Estado do Conhecimento”, tem por objetivos mapear e delinear um perfil ou tendência das publicações voltadas para o Ensino de Ciências Biológicas, e apresentadas entre 2013 e 2017 nos eventos científicos de nível estadual, em que houve a participação da Pró-Reitoria de Ensino do IFMT na organização. Os resultados obtidos demonstram que o perfil delimitado através desse estudo, têm aspectos semelhantes aos delineados pelo “Estado da Arte” da área de Ciências Biológicas, em periódicos nacionais apresentados por Sales et al. (2011), ou em dissertações e teses estudados por Teixeira e Megid Neto (2012).

Palavras-chave: Estado do Conhecimento. Ensino. Ciências Biológicas.

 

Abstract: It is notable that in Brazil, the number of works in the area of Biological Sciences, the result of research in graduate programs, research groups, undergraduate courses, extension projects or any other scientific space, have grown considerably in the latter years. In Mato Grosso, among several institutions of higher education, the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT) is also responsible for a portion of the publications. In view of this, this work of bibliographical character and the "State of Knowledge", aims to map and outline a profile or trend of publications focused on Teaching Biological Sciences, and presented between 2013 and 2017 at state level scientific events, in which there was the participation of the Pro-Rector of Teaching of the IFMT in the organization. The results show that the profile delimited through this study, have similar aspects to those outlined by the State of the Art of the Biological Sciences area, in national journals presented by Sales et al. (2011), or in dissertations and theses studied by Teixeira and Megid Neto (2012).

Keywords: State of knowledge. Teaching. Biological Sciences.


Palavras-chave


Estado do Conhecimento; Ensino; Ciências Biológicas

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DOI: http://dx.doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p665-680.id267

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