ENSINO HÍBRIDO DE HISTOLOGIA EM TURMAS DE INCLUSÃO DE SURDOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1865-1883.id863

Palavras-chave:

Biologia, Ensino Médio, Sequência Didática, Objetos Educacionais Digitais, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

O Ensino de Biologia no Brasil se caracteriza por utilizar uma metodologia predominante expositiva e, somando-se a isso, no caso dos surdos, não há um material didático específico. Então, este estudo objetiva produzir e analisar uma sequência didática de histologia, utilizando a concepção de Ensino Híbrido para surdos, em turmas de inclusão, assumindo essa metodologia como uma contribuição para processo de ensino e aprendizagem dos demais estudantes da classe inclusiva. A metodologia consistiu no desenvolvimento do conteúdo de histologia, utilizando o Ensino Híbrido com atividades investigativas, Objetos Educacionais Digitais (OED): webquest, sway® e kahoot® e autoavaliação. Estavam envolvidos 61 ouvintes e um surdo do 1º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do Paraná. Os estudantes participaram de forma ativa em todas as atividades, e a inclusão de surdos foi colocada em prática viabilizando o acesso a materiais e atividades bilíngues que promoveram a construção de conhecimentos em histologia.

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Biografia do Autor

Joseane Maria Rachid Martins, UFPR

Mestre em Ensino Profissional - ProfBio (UFPR)

Mariana da Rocha Piemonte, UFPR

Doutora em Bioquímica (UFPR) Professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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Publicado

30.12.2020

Como Citar

RACHID MARTINS, J. M.; ROCHA PIEMONTE, M. da. ENSINO HÍBRIDO DE HISTOLOGIA EM TURMAS DE INCLUSÃO DE SURDOS. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 1865–1883, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1865-1883.id863. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/403. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias