CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO (MKT): UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
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Palavras-chave

Mathematical Education
Teachers training
Docent professional knowledge
Mathematical Knowledge for Teaching
MKT Educação Matemática
Formação de Professores
Conhecimentos profissionais docentes
Conhecimento Matemático para o Ensino
MKT

Como Citar

RODRIGUES, A. L. .; TEIXEIRA, B. R. CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO (MKT): UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 608-625, 31 ago. 2020.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar a partir de quais elementos o Conhecimento Matemático para o Ensino (MKT) tem sido investigado e ou identificar os elementos que têm sido analisados com base no MKT em dissertações e teses brasileiras, por meio de um levantamento bibliográfico em dois bancos de dados e da análise dos resumos dos trabalhos. Os resultados indicam que o Conhecimento Matemático para o Ensino tem sido investigado a partir de, ou utilizado para análise de reflexões, compreensões, concepções; ações formativas e práticas profissionais. Além disso, identificamos trabalhos que investigam o MKT, a partir de pesquisas bibliográficas e trabalhos, em que os documentos oficiais foram utilizados para analisá-lo ou como base para a investigação. Os resultados podem orientar formadores de professores quanto a estratégias formativas para o desenvolvimento ou a mobilização de conhecimentos profissionais e pesquisadores para investigações futuras.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p608-625.id689
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