A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR
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Palavras-chave

Novas tecnologias
Educação
Internet na educação
Formação de professores New technologies
Education
Internet in education
Teacher training

Como Citar

PEIXOTO, M. A. N.; LIMA, L. R.; SILVA, C. C. DA S. A INTERNET E O SEU ACESSO PELOS ESTUDANTES EM PERÍODO ESCOLAR: À PROCURA DE UMA EPISTEMOLOGIA COMPORTAMENTAL E PSICOLÓGICA EM AMBIENTE ESCOLAR. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 1459-1476, 31 ago. 2020.

Resumo

Novas tecnologias como a utilização da internet e do telefone celular alcançam cada vez mais a sala de aula. O objetivo desse artigo é compreender como ocorre a construção de uma epistemologia psicológica e comportamental em ambiente escolar. A metodologia utilizada se baseia na técnica de observação participante e pesquisa documental no firewall da rede de internet utilizada em uma escola, investigando o dia letivo em suas 24 horas, nos três, dos cinco dias de aulas semanais. Os resultados indicam que os horários de aula são justamente aqueles em que os estudantes mais acessam a rede, mesmo havendo proibição em contrário. Percebe-se que é tarefa educativa mediar a formação de hábitos mentais em relação ao tempo para o acesso às tecnologias sem se retirar o seu livre arbítrio que vem sendo exercido, através de burla à proibição imposta.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1459-1476.id697
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