SAEB E PNLD: DISSONÂNCIAS E IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO
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Palavras-chave

Educational Assessment
Larger Scale Rating
Dialogue between SAEB and PNLD Avaliação Educacional
Avaliação de Larga Escala
Diálogo entre SAEB e PNLD

Como Citar

SÁ, P. F. DE; SANTOS, M. DE L. S.; RIBEIRO, A. DA S. M. SAEB E PNLD: DISSONÂNCIAS E IMPLICAÇÕES DAS AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 673-699, 31 ago. 2020.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve como objetivo analisar o diálogo referencial entre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A produção das informações se deu por meio da análise de documentos do SAEB, na busca de referências sobre o PNLD e de documentos do PNLD buscando referências ao SAEB. Os resultados indicam que o diálogo entre as duas políticas é praticamente nulo e que provoca um efeito drástico da avaliação educacional brasileira, o que leva ao questionamento dos resultados que o SAEB produz acerca da Educação Brasileira. As análises evidenciam a existência de um ciclo de fracasso como produto da falta de diálogo entre as referidas políticas.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p673-699.id724
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