REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO
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Palavras-chave

Geography Teaching
Teaching Challenge
Local Geography
Educational Practices Ensino de Geografia
Desafio Docente
Geografia local
Práticas de Ensino

Como Citar

SILVA, R. M.; BAMPI, A. C.; CARMO, J. DE A. DO. REFLEXÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MATO GROSSO. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 1374-1394, 31 ago. 2020.

Resumo

O estudo analisa, a partir das reflexões docentes, as práticas de ensino da disciplina de Geografia em uma escola pública de Mato Grosso. A pesquisa, de cunho qualitativo, apoiou-se em revisão bibliográfica e na realização de entrevistas com professores. Resultados evidenciam que, frente à ausência de materiais e equipamentos, de recursos financeiros, de qualificação stricto sensu e de formação continuada e, ainda, desinteresse dos alunos a essa área de saber, a docência é um desafio. Para a superação propõem maior investimento. Apontam que o livro didático é importante instrumento de ensino, mas é necessário aprofundar com o uso de outros materiais e metodologias diversificadas. Consideram que trabalhar a realidade local é essencial para o aluno compreender a Geografia como instrumento de interpretação crítica do seu mundo, mas expressam que há ausência de materiais bibliográficos e não há destinação de recursos a atividades fundamentais como visitações e aulas de campo.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1374-1394.id777
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