UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN
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Palavras-chave

Field activity
Geometric concepts
Resolution of problem situations
Mathematics teaching and learning
Santuário do Lima Atividade de campo
Conceitos geométricos
Resolução de situações-problemas
Ensino e aprendizagem da matemática
Santuário do Lima

Como Citar

GOMES, N. A.; OLIVEIRA, G. F. UMA ATIVIDADE DE CAMPO NO SANTUÁRIO DO LIMA/RN: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE GEOMETRIA. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 700-722, 31 ago. 2020.

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, em que propomos uma atividade de campo como metodologia para o ensino de conceitos geométricos em conjunto com a resolução de situações-problemas. A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática, dividida em três etapas. Na primeira etapa, foram ministrados os conceitos geométricos necessários para o desenvolvimento da atividade de campo. Na segunda etapa, foi realizada a atividade de campo no Santuário do Lima, durante a qual os alunos resolveram situações-problemas pré-elaboradas. Na terceira etapa, foi realizada avaliação da aprendizagem. Com a realização da atividade de campo, os alunos puderam observar e identificar conceitos geométricos presentes nas edificações do Santuário. A promoção de uma Educação Matemática crítica, em ambiente não formal, pôde colaborar com a formação de alunos mais reflexivos e capazes de dar significados aos conceitos em sua realidade.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p700-722.id782
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