Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, em que propomos uma atividade de campo como metodologia para o ensino de conceitos geométricos em conjunto com a resolução de situações-problemas. A pesquisa foi realizada com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, desenvolvida a partir da aplicação de uma sequência didática, dividida em três etapas. Na primeira etapa, foram ministrados os conceitos geométricos necessários para o desenvolvimento da atividade de campo. Na segunda etapa, foi realizada a atividade de campo no Santuário do Lima, durante a qual os alunos resolveram situações-problemas pré-elaboradas. Na terceira etapa, foi realizada avaliação da aprendizagem. Com a realização da atividade de campo, os alunos puderam observar e identificar conceitos geométricos presentes nas edificações do Santuário. A promoção de uma Educação Matemática crítica, em ambiente não formal, pôde colaborar com a formação de alunos mais reflexivos e capazes de dar significados aos conceitos em sua realidade.Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
CARDOZO, Dionei; MENEGHELLI, Juliana; POSSAMAI, Janaína Poffo. Concepções dos professores de matemática quanto a utilização de exercícios, situações contextualizadas e problemas. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 31, p. 73-87, nov. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/5701/5001. Acesso em: 15 mar. 2019.
CARVALHO, Dione Lucchesi de. Metodologia do ensino da matemática. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de matemática. São Paulo: Ática, 1989.
D’ AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Brasília, ano 2, n. 2, p. 15-19, 1989.
DE FRUTOS, , José Antonio. et al. Sendas ecológicas: un recurso didáctico para el conocimiento del entorno. Madrid: Editorial CCS, 1996.
ECHEVERRÍA, María Del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a Resolver Problemas e Resolver Problemas para Aprender. In: POZO, Juan Ignacio (Org.). A solução de problemas: Aprender a resolver, resolver para aprender. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 13-42.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
VIVEIRO, Alessandra Aparecida; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. As atividades de campo no ensino de ciências: reflexões a partir das perspectivas de um grupo de professores. In: NARDI, R. (org). Ensino de ciências e matemática I: temas sobre a formação de professores. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, p. 27-42. Disponível em: http://books.scielo.org/id/g5q2h/pdf/nardi-9788579830044-03.pdf. Acessado em: 20 jan. 2020.
XAVIER, O.S.; FERNANDES, R. C. A. A Aula em Espaços Não-Convencionais. In: VEIGA, I. P. A. Aula: Gênese, Dimensões, Princípios e Práticas. Campinas: Papirus Editora, 2008.

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação