Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar informações pertinentes aos resultados da aplicação de uma atividade para trabalhar a noção de valor do dinheiro no tempo. Participaram da parte experimental 21 estudantes do 3º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada em Aurora do Pará. A análise das questões resolvidas pelos estudantes, bem como as conclusões apresentadas, no momento dos registros, nos revelou que os mesmos, após a atividade, demonstraram entendimento do conceito do valor do dinheiro no tempo. O experimento didático nos permitiu perceber o quanto é importante que possamos trabalhar com metodologias diferenciadas nas aulas de Matemática, uma vez que assim, os estudantes conseguiram assimilar os conceitos apresentados.Referências
ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da didática da Matemática. Curitiba: UFPR, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Acesso em: 26 ago. 2019.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC-SEMTEC, 1999.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Brasília, 2000.
MENDES, Iran Abreu; SÁ, Pedro Franco de. Matemática por atividades: sugestões para sala de aula. Natal: Flecha do Tempo, 2006.
OLIVEIRA, José Sávio Bicho; ALVES, Ângela Xavier; NEVES, Sandra do Socorro de Miranda. História da Matemática: contribuições e descobertas para o ensino-aprendizagem de matemática. Belém, SBEM, 2008. Disponível em: https://docplayer.com.br/5142495-Historia-da-matematica-contribuicoes-e-descobertas-para-o-ensino-aprendizagem-de-matematica.html. Acesso em: 15 jun. 2020.
RONCA, Antônio Carlos Caruso; ESCOBAR, Virgínia Ferreira. Aula expositiva. In: Técnicas Pedagógicas: domesticação ou desafio à participação. 5 edição. Petrópolis: Vozes, 1988.
SÁ, Pedro Franco de. Atividades para o ensino de Matemática no nível fundamental. Belém: EDUEPA, 2009.
SÁ, Pedro Franco de. Possibilidades do ensino de Matemática por atividades. Belém: SBEM-PA, 2019. Disponível em http://sinepem.sbempara.com.br/file/V7.pdf
SOBREIRA, André Alves. O ensino de Matemática Financeira e aplicações. 2018. 450 f. Belém: Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2018. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559511. Acesso em: 21 jun. 2020.
SOBREIRA, André Alves; PEREIRA, Ducival Carvalho. Uma sequência didática para o Ensino de Matemática Financeira. 2018. 64 f. Belém: Produto educativo. (Mestrado Profissional em Ensino de Matemática) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2020. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/569792/1/PRO_Andre%20Alves%20Sobreira.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação