EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PDF

Palavras-chave

Formação acadêmica
Docência
Ensino Inclusivo Academic Training
Education
Inclusive Education
Amazonas

Como Citar

ALMEIDA, L. M.; FURTADO , M. A. S. .; YAMAGUCHI, K. K. DE L. EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PANORAMA SOBRE O DESENVOLVIMENTO E EFETIVAÇÃO DO ENSINO INCLUSIVO NO INTERIOR DO AMAZONAS. Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 1428-1448, 31 ago. 2020.

Resumo

Este trabalho visou investigar o perfil docente e o modo como professores atuantes na área de Ciências do Ensino Regular, dos níveis Fundamental e Médio, de escolas públicas da rede municipal e estadual do município de Coari, no interior do Amazonas, Brasil, percebem o ensino inclusivo e identificam as dificuldades inerentes à inclusão, bem como a situação de acessibilidade nessas escolas. Para tanto, foi formulado e aplicado, no período do segundo semestre letivo de 2019, um questionário para 23 professores. Adotou-se, como metodologia, uma abordagem quantitativa de caráter descritivo e exploratório. Os dados obtidos demonstraram que a formação docente acerca dessa temática é insuficiente, já que os docentes analisados se sentem inseguros para receber alunos com necessidades especiais. As contribuições oriundas dos resultados obtidos revelaram existir uma necessidade de refletir e de agir sobre educação inclusiva, tanto no aspecto de acesso físico e educacional de alunos, quanto no relacionado à formação dos professores. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para uma reflexão acerca de maior sensibilização social para esse tema e que mais pesquisas sobre o ensino inclusivo e acessibilidade possam acontecer a fim de promover um ensino igualitário no sistema educacional.
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1428-1448.id803
PDF

Referências

ALMEIDA, Elzenir Pereira de Oliveira; OLIVEIRA, José Lucas Santos; ALVES, Cynthia Arielly Alves; SANTOS, Thayana Maria Medeiros; SILVA, Edevaldo. Percepção de professores sobre a educação inclusiva em uma instituição de nível superior no semiárido paraibano. Scientia Plena. v. 15, n. 1, p.1-8, 2019. DOI: 10.14808/sci.plena.2019.019902.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: Acessibilidade aedificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2004. Rio de Janeiro, 2004.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 16 jan. 2020.

BRASIL. Decreto nº 5.296. Brasília, DF, 2 de dezembro de 2004. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/documentos/Decreto_n_5_296_2004_15226898494688_7091.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 16 jan. 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em 16 jan. 2020.

BRASIL. Declaração de Salamanca e Linha de Ação Sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: UNESCO, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em 4 fev. 2020.

BRESSAN, Luiza Liene; BUSS, Beatriz Schueroff; LEWCOWICZ, Alexandra Aline. inclusão em foco: um estudo de caso sobre um deficiente que possui surdo cegueira no ensino regular. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, p. ,2019. DOI: 10.5902/1984686X24891

CARDOSO, Maisa Oliveira; HORA, Genigleide Santos. Formação continuada de professores: mediação da aprendizagem matemática. Estudos IAT, Salvador, v.4, n.1, p. 152-168, 2019.

CASTRO, Gisélia Gonçalves; ABRAHÃO, César Augusto França; NUNES, Ângelo Xavier; NASCIMENTO, Lilian Cristina Gomes; FIGUEREDO, Glória Lúcia Alves. Inclusão de alunos com deficiências em escolas da rede estadual: um estudo sobre acessibilidade e adaptações estruturais. Revista Educação Especial, Santa Maria| v. 31, n. 60, p. 93-106, 2018.

CONSTANTINO, Ana Luiza Alves; DORNELES, Aline Machado. Educar para alteridade na formação de professores de química: experiências vividas com a educação de surdos. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, Rio Grande do Sul, v. 5, ed. especial, p.1-17, 2019.

CRUZ, Gilmar de Carvalho; GLAT, Rosana. Educação inclusiva: desafio, descuido e responsabilidade de cursos de licenciatura. Educar em Revista, Paraná, v.1, n. 52, p. 257-273, 2014.

FERNANDES, Jomara Mendes; REIS, Ivone de Freitas. O papel da formação continuada no trabalho dos professores de Química com alunos Surdos. Revista Educação Especial, v. 32, p.1-16, 2018. DOI: 10.5902/1984686X

FERRARI, Marian. AL Dias; SEKKEL, Marie Clarie, educação inclusiva no Ensino Superior: Um novo desafio. Psicologia Ciência e Profissão, v.27, n.4, p.636-647, 2007.

FILHO, Daniel. Mendes Silva; KASSAR, Mônica Carvalho Magalhães. Acessibilidade nas escolas como uma questão de direitos humanos. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 32, 2019. DOI: 10.5902/1984686X29387

GOMES, Adriana Leite Lima Verde; POULIN, Jean-Robert; FIGUEREDO, Rita Vieira Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual. Brasília – Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, 2010.

GONÇALVES, Humberto Bueno; FESTA, Priscila Soares Vidal. Metodologia do professor no ensino de alunos surdos. Ensaio Pedagógicos, v.1, p.1-13, 2013.

IBGE. Censo demográfico. https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9749&t=destaques. Acesso em 29/6/2020.

LINHARES, Paulo Cássio Alves; IRINEU, Toni Halan da Silva; SILVA, Josimar Nogueira; FIGUEREDO, Janailson Pereira; SOUSA, Thiago Pereira. A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor. Revista Terceiro incluído, v. 4, n. 2, p. 115-127, 2014.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria; Metodologia do Trabalho Científico. 8ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2020.

MONTEIRO, Ana Paula Húngaro; MANZINI, Eduardo José. Mudanças nas concepções do professor do ensino fundamental em relação à inclusão após a entrada de alunos com deficiência em sua classe. Revista Brasileira de Educação, Marília, v.14, n.1, p.35-52, 2008.

MOREJÓN, Kizzy. O acesso e a acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior público no estado do Rio Grande do Sul. 2009. 252 f. Tese (Doutorado em Ciências Área: Psicologia) – Universidade de São Paulo – USP, Ribeirão Preto – SP, 2009.

NEVES, Libéria Rodrigues; RAHME, Mônica Maria Farid and FERREIRA, Carla Mercês da Rocha Jatobá. Política de educação especial e os desafios de uma perspectiva inclusiva. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 1, p.84-85, 2019.

PEREIRA, Airton Reis; PEREIRA, Mírian Rosa; APINAGÉS, Marinalda Gomes. Memória e educação inclusiva: a prática de um grupo de professores de ciências naturais que trabalham com alunos deficientes, cidade de Marabá (PA). Brazilian Applied Science Review, Curitiba, v.3, n. 2, p. 1304-1314, 2019.

PLETSCH, Márcia Denise. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar, v. 33, p. 143-156, 2009.

SAMPAIO, Catarina; MORGADO, José. As atitudes dos professores do primeiro ciclo do ensino básico face à educação inclusiva de alunos com necessidades educativas especiais. Revista Interações, v.33, p. 163-188, 2014.

SANCHES, Isabel; TEODORO, António. Procurando indicadores de educação inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo. Revista Portuguesa de Educação, v. 20, n.2, p. 105-149, 2007.

SANT’ANA, Izabella Mendes. educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 24. Ed, São Paulo: Cortez, 2016

SILVA, Ceris Salete Ribas da; CAFIERO, Delaine. Implicações das políticas educacionais no contexto do ensino fundamental de nove anos. Educação em Revista, v. 27, n. 2, p. 219-248, 2011.

SMEHA, Luciane Najar; FERREIRA, Iolete de Vlieger. Prazer e sofrimento docente nos processos de inclusão escolar. Revista Educação Especial, Santa Maria, v.1, n. 31, p. 37-48, 2008.

ULIANA, Márcia Rosa; LEITE, Eliana Alves Pereira. educação inclusiva no curso de extensão universitária: estratégias, recursos e materiais didáticos no ensino de matemática para estudantes da educação básica com deficiência visual. Pesquisa e Prática em educação inclusiva, Manaus, v. 1, n. 2, p.297-311, 2018.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação

Downloads

Não há dados estatísticos.