EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS)
PDF

Palavras-chave

Physical Education
High School
Youth and Adulthood Education Educação Física
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos(as)

Como Citar

SANTOS, C. ÁTILA L. DOS; ALVES, P. R. DE O.; VENÂNCIO, L.; SANCHES NETO, L. EDUCAÇÃO FÍSICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO MÉDIO E DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS(AS): IMPRESSÕES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS). Revista Prática Docente, v. 5, n. 2, p. 870-888, 31 ago. 2020.

Resumo

Neste artigo, apresentamos impressões sobre a inserção da Educação Física no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos(as) (EJA), a partir das narrativas dos(as) alunos(as) que frequentam a Educação Básica. O objetivo é identificar a importância e o sentido atribuído à Educação Física pelos(as) estudantes do Ensino Médio e da EJA. Analisamos qualitativamente as falas dos(as) estudantes utilizando da pesquisa interpretativa com entrevistas semiestruturadas. Como resultado, foi possível identificar simbolismos marcantes nas falas dos(as) estudantes, como o conteúdo esportivo ser predominante nas aulas, vivências no formato simplista de “rolar a bola” e a ausência do componente curricular na EJA. Como contraponto às impressões, consideramos a importância da formação inicial no processo de legitimidade e o posicionamento do(a) professor(a) perante a comunidade escolar para estabelecer o espaço da Educação Física no currículo escolar e como prática significativa ao(à) aluno(a).
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p870-888.id804
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação

Downloads

Não há dados estatísticos.