FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO DIEM
PDF

Palavras-chave

Educação
Formação de Professores
Educação Matemática
Desenvolvimento Socioeducacional
Produtos Educacionais Education
Teacher Formation
Math Education
Socio-Educational Development
Educational Products Educación
Formación de profesores
Educación Matemática
Desarrollo Socioeducativo
Productos Educativos

Como Citar

MOREIRA, G. E.; VIEIRA, L. B.; FRAZ, J. N.; FERREIRA, W. C.; TEIXEIRA, C. DE J. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: SOCIALIZANDO EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DO DIEM. Revista Prática Docente, v. 6, n. 1, p. e001, 10 jan. 2021.

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM no âmbito de um projeto de pesquisa. Os participantes foram os membros do DIEM, estudantes de graduação (Licenciatura em Pedagogia) e pós-graduação da Universidade de Brasília - UnB e professores da Educação Básica de escolas públicas do Distrito Federal. A pesquisa integra-se, epistemologicamente, no âmbito da Educação Matemática e se alicerça em multimetodologias ativas de trocas de experiências e na construção coletiva de conhecimentos para o desenvolvimento de produtos e serviços, tendo como cerne a pesquisa colaborativa. Devido à complexidade e extensão do projeto, as ações foram desenvolvidas em diversas etapas e distintos instrumentos de recolha dos dados foram utilizados. Após a obtenção dos resultados, foram realizadas atividades que contribuíram para a elaboração de artigos, livros, capítulos de livros, dissertações, teses e comunicações científicas, bem como na produção de produtos e serviços educacionais e sociais.
https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n1.e001.id865
PDF

Referências

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FERRÃO, Maria Eugénia. Uma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e da aprovação. Estudos, Avaliação e Educação, São Paulo, v. 30, n. 75, p. 688-720, 2019. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/6298.

BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Ensino de Matemática e Educação Matemática: algumas considerações sobre seus significados. Bolema, Rio Claro, n. 13, p. 1-11, 1999. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10638.

CARVALHO, João Pitombeira de. Avaliação e perspectiva na área de ensino de Matemática no Brasil. Em Aberto, Brasília, n. 62, 1994. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2273/2012.

CANDAU, Vera Maria; ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação; AMORIM, Viviane; PAULO, Iliane Aida; SACAVINO, Susana Beatriz. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). São Paulo: Cortez, 2013.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 189-204, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000300189.

DESGAGNÉ, Serge. Réflexions sur le concept de collaborative. Les Jounées du CIRADE. Centre Interdisciplinaire de Recherche sur lÁpprentissage et lê Developpement em Éducation, Université du Québec à Montreal, octubre – 1998. pp. 31-46. Tradução-Livre: Adir Luiz Ferreira. Natal, 2003.

DISTRITO FEDERAL. Censo Escolar DF 2019. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal: Brasília, DF. 2019. Disponível em: http://www.se.df.gov.br/censo-escolar-2019/.

ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra?: Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

FERREIRA, Weberson Campos. Altas Habilidades/Superdotação Em Matemática e Inclusão: um estudo com professores no Distrito Federal. 2020. 157 f . Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília – UnB, Brasília, 2020.

FRAZ, Joeanne Neves; HOTT, Daniela Francescutti Martins; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; RODRIGUES, Georgete Medleg. Tecnologia Assistiva: Produtos e Serviços Disponíveis da Internet. PontoDeAcesso - Revista do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, Salvador, v. 13, p. 70-84, 2019. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/35225/20736.

FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água. 1995.

GENTILI, Pablo. O direito à educação e as dinâmicas de exclusão na América Latina. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 30, n. 109, p. 1059-1079, set./dez. 2009. Disponível em: http: https://www.scielo.br/pdf/es/v30n109/v30n109a07.pdf.

HYPOLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995/pdf.

KNIJNIK, Gelsa. As novas modalidades de exclusão social – Trabalho, conhecimento e educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 4, p. 35-42, Jan./fev./mar./abr., 1997. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_04.pdf.

LÉSSART-HÉBERT, Michelle.; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação Qualitativa: Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1994.

LIMA, Paulo Vinícius Pereira; MOREIRA, Geraldo Eustáquio; VIEIRA, Lygianne Batista; ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, v. 3, 2020. p. 03-26.

MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; LIBERALI, Fernanda Coelho. A formação crítico-colaborativa de educadores: a "vida que se vive" - uma complexa escolha metodológica. In: BALDI, Elena Mabel Brutten; PIRES, G. N. L.; FERREIRA, Maria Salonilde. Políticas educacionais e práticas educativas. Natal: EDUFRN, 2011.

MANRIQUE, Ana Lúcia; MARANHÃO, Maria Cristina Souza de Alburquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Formação de Professores. Volume I. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016a.

MANRIQUE, Ana Lúcia; MARANHÃO, Maria Cristina Souza de Albuquerque; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Desafios da Educação Matemática Inclusiva: Práticas. Volume II. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016b.

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? SP: Summus, 2015.

MARTINHO, Maria Helena. Prefácio. In: MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (org.). Práticas de ensino de matemática em cursos de licenciatura em Pedagogia: oficinas como instrumento de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 7-9.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Representações sociais de professoras e professores que ensinam Matemática sobre o fenômeno da deficiência. Tese (Doutorado em Educação Matemática). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, 2012.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana Lúcia. Challenges in Inclusive Mathematics Education: Representations by Professionals Who Teach Mathematics to Students with Disabilities. Creative Education, n. 5, p. 470-483, 2014. Disponível em https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=45390.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. A Educação Matemática Inclusiva no contexto da Pátria Educadora e do novo PNE: Reflexões no âmbito do GD7. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 17, p. 508-519, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25667.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O ensino de Matemática para alunos surdos: dentro e fora do texto em contexto. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, p. 741-757, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/23486.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; SALLA, Helma. O Atendimento Pedagógico Domiciliar de alunos que não podem frequentar fisicamente a escola por motivos de saúde: Revisão Sistemática das investigações realizadas entre 2002 e 2015. Revista Educação Especial, vol. 31, n. 60, jan./abr., 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/26680.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Tendências em Educação Matemática com enfoque na atualidade. In: NEVES, Regina da Silva Pina; DÖRR, Raquel Carneiro. (Orgs.). Formação de Professores de Matemática: Desafios e perspectivas. 1. ed. Curitiba, PR: Appris, 2019. p. 45-64.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio; MANRIQUE, Ana Lúcia. Educação Matemática Inclusiva: Diálogos com as Teorias da Atividade, da Aprendizagem Significativa e das Situações Didáticas. 1. ed. São Paulo - SP: Livraria da Física - LF, 2019.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. (Org.). Práticas de Ensino de Matemática em Cursos de Licenciatura em Pedagogia: Oficinas como instrumentos de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020a.

MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O Dzeta Investigações em Educação Matemática numa perspectiva de resistência e persistência. In MOREIRA, Geraldo Eustáquio (Org.). Práticas de Ensino de Matemática em Cursos de Licenciatura em Pedagogia: Oficinas como instrumentos de aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020b.

ORTIGÃO, Maria Isabel Ramalho. (Org). Políticas de avaliação, currículo e qualidade: diálogos sobre o PISA. 1. ed., Curitiba: CRV, 2018.

PADILHA, Paulo Roberto. Educação em Direitos Humanos sob a ótica dos ensinamentos de Paulo Freire. In: SCHILLING, Flávia. (org.). Direitos humanos e educação: outras palavras, outras práticas. São Paulo: Cortez, 2005. p. 166-176.

PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender Matemática. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2006.

PERRENOUD, Philippe. Construir as competências desde a escola. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed Editora, 1999.

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a12v1234.pdf.

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da Matemática: Uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

TEIXEIRA, Cristina de Jesus; PAIVA, Thiago Ferreira; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Matemática e Inclusão: para além dos resultados. Revista da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 20, p. 389-408, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/index.php/REMat-SP/article/view/170.

VIEIRA, Lygianne Bastista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Direitos Humanos e Educação: O professor de Matemática como agente sociocultural e político. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 15, p. 548-564, 2018. Disponível em: https://www.revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/174/pdf.

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Sociedade Contemporânea e o Ensino de Matemática: Conexões com a Educação em Direitos Humanos. Brazilian Applied Science Review (BASR), v. 04, 2020a. p. 478-490. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/7872/7426.

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Políticas Públicas no âmbito da Educação em Direitos Humanos: conexões com a Educação Matemática. Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 2, maio-agosto, 2020b. p. 622-647. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/10500/pdf.

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O estudante imigrante e o papel do professor de matemática como agente sociocultural e político. Dialogia, São Paulo, v. 01, 2020c. p. 185-199. Disponível: https://periodicos.uninove.br/index.php?journal=dialogia&page=article&op=view&path%5B%5D=16711&path%5B%5D=8230.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação

Downloads

Não há dados estatísticos.