RELAÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO IFMT COM AS MÍDIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA
PDF
.

Métricas

  • Visualizações 129
  • PDF downloads: 70

Palavras-chave

Education
Digital media
Pandemic Educación
Medios digitales
Pandemia Educação
Mídias digitais
Pandemia

Como Citar

LIMA, S. S.; SOUZA, S. A. V. de; CUNHA, J. do N. F.; DARSIE, M. M. P. RELAÇÕES DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO IFMT COM AS MÍDIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e005, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e005.id950. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/950. Acesso em: 17 abr. 2021.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo compreender os caminhos que estão sendo trilhados, pela comunidade acadêmica do IFMT, durante a Pandemia da COVID-19, com foco em suas relações com as mídias digitais. Para tanto, foi realizado um estudo com abordagem qualitativa, no qual foram analisadas três lives promovidas pelo SINASEFE/MT com os docentes, os discentes e os técnicos. A principal dificuldade relatada por professores e alunos foi a falta de acesso à internet de qualidade e de equipamentos por parte dos estudantes. Dessa forma, as principais ações administrativas mencionadas pelos técnicos objetivaram viabilizar o acesso aos alunos em condição de vulnerabilidade social. Ao considerar os resultados das análises se percebe que o período de isolamento social, apesar de ter suas ações caracterizadas pela improvisação, pode ser fonte de aprendizado para a comunidade acadêmica, todavia, isso depende de um planejamento robusto na retomada das atividades presenciais.
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e005.id950
PDF

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Porto Editora, 1999. 334 p. ISBN 972-034112-2.

BRASIL. Ministério da Educação. Coronavírus: monitoramento nas instituições de ensino. 2020. Disponível em: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZTZhYTg4ZjAtM2NlYS00ZmMxLTgxZmEtYzY1YmI5OTM4ZDRhIiwidCI6IjllNjgyMzU5LWQxMjgtNGVkYi1iYjU4LTgyYjJhMTUzNDBmZiJ9. Acesso em: 29 jun. 2020.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. Alunos em vulnerabilidade social em disciplinas de educação à distância em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. 12, 2020. ISSN 2525-3409. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/3979/3105/18208.Acesso em: 30 jun. 2020.

CANTORAL, Ricardo. La matemática educativa en tiempos de crisis, cambio y complejidad. RELIME. Revista latinoamericana de investigación en matemática educativa, v. 23, n. 2, p. 143-146, 2020. ISSN 1665-2436. Disponível: http://relime.org/index.php/repositorio/2020/2020b/2020bp/530-202000bp/file. Acesso em: 02 jul. 2020.

CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Educação a distância na crise COVID-19: um relato de experiência. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. 26 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/340905918_Educacao_a_Distancia_na_crise_COVID_-_19_um_relato_de_experiencia. Acesso em: 02 jul. 2020.

CENGIZ, Cevdet. The development of TPACK, Technology Integrated Self-Efficacy and Instructional Technology Outcome Expectations of pre-service physical education teachers. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 43, n. 5, p. 411-422, 2015/10/20 2015. ISSN 1359-866X. Disponível em: https://doi.org/10.1080/1359866X.2014.932332. Acesso em: 01 jul. 2020

CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa TIC educação 2019, 2020. Disponível em: https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2019_coletiva_imprensa.pdf. Acesso em: 30 jul. 2020.

ENGELBRECHT, Johann; LLINARES, Salvador; BORBA, Marcelo Carvalho. Transformation of the mathematics classroom with the internet. Mathematics Education, v. 52, p. 825-841, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11858-020-01176-4. Acesso em: 04 jul. 2020.

FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p. 259-272, 2003. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/v25_259.pdf. Acesso em: 05 jul. 2020.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª edição, Editora Atlas, 2008. p. ISBN 8522451427.

IBGE. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua ‐ PNAD Contínua, tema suplementar Tecnologia da Informação e Comunicação ‐ TIC nos aspectos de acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. 2019. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101705_informativo.pdf. Acesso em: 10 jul. 2020.

INSTITUTO PENÍSULA. Sentimentos e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do Coronavírus no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/pesquisa-sentimento-e-percepcao-dos-professores-nos-diferentes-estagios-do-coronavirus-no-brasil/. Acesso em: 12 jul. 2020.

JACINTO, Gercelina Maria Pereira; CAMPOS, Paulo Adão; CAMPOS, Pascoal Micolo Diogo de. Uma análise SWOT dos desafios da educação nos países da África Subsaariana ante a COVID-19. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 3 (especial), p. 11-29, 2020. ISSN 2707-5400. Disponível em: https://portalpensador.com/index.php/RAEU-BENGO/article/view/209. Acesso em: 13 jul. 2020.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MOREIRA, Marcos A.; ROSA, Paulo R. Pesquisa em ensino: Métodos qualitativos e quantitativos. 2 ª ed. Porto Alegre: Brasil, 2016. 83 p. Disponível em: http://moreira.if.ufrgs.br/Subsidios11.pdf. Acesso em: 14 jul. 2020.

SENHORAS, Eloi Martins. Coronavírus e educação: análise dos impactos assimétricos. BOCA Boletim de Conjuntura, v. 2, n. 5, p. 128-136, 2020. ISSN 2675-1488. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Covid-19Educacao. Acesso em: 15 jul. 2020.

SOUTO, Daise Lago Pereira.; BORBA, Marcelo Carvalho. Seres-Humanos-com-Internet ou Internet-com-Seres- humanos: uma troca de papéis? Revista Latino americana de Investigación em Matemática Educativa – Relime, v. 19, n. 2, p. 26, 2016. ISSN 1665-2436. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/souto_borba/seres_humanos_com_internet.pdf. Acesso em: 15 jul. 2020.

VAN LANCKER, Wim; PAROLIN, Zachary. COVID-19, School closures, and child poverty: a social crisis in the making. The Lancet Public Health, v. 5, n. 5, p. 243, .2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7141480/. Acesso em: 20 jul. 2020

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação

Downloads

Não há dados estatísticos.