A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE WILLIAM KILPATRICK E RUDOLF STEINER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
PDF
.

Métricas

  • Visualizações 85
  • PDF downloads: 45

Palavras-chave

Project-based Pedagogy
Waldorf Pedagogy
Free Thought Pedagogía de Proyectos
Pedagogía Waldorf
Pensamiento Libre Pedagogia de Projetos
Pedagogia Waldorf
Pensamento Livre

Como Citar

PAULA, H. M. R. de; MOREIRA, E. C. A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E ESCOLA DE WILLIAM KILPATRICK E RUDOLF STEINER E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e008, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/960. Acesso em: 17 abr. 2021.

Resumo

Os processos de educação escolar no Brasil e no mundo têm sido questionados quanto à sua efetiva contribuição para a vida de crianças e jovens, bem como para os adultos que se tornarão. Dessa forma, o presente ensaio tem como objetivo refletir sobre os pressupostos teóricos de William Kilpatrick, na obra “Educação para uma civilização em mudança” (1978), e de Rudolf Steiner, nas obras “A prática pedagógica” (2000) e “Fundamentos da Arte de Educar” (2015), quanto à organização do ensino, ao papel do professor e à avaliação da aprendizagem, tendo como elemento central uma educação para aprender a desenvolver um pensamento livre e democrático. Pressupomos que tais concepções teóricas podem contribuir para a melhoria da educação e para a formação contemporânea a partir de experiências vivas e significativas para crianças e jovens. Sugere-se ainda que o trato pedagógico e a sua postura diante do que vem a ser o conhecimento seja transformado para que a sociedade também se transforme, todavia, para isso, o trabalho em sala de aula precisa ser vivo, criando condições para a construção do pensamento livre de ideologias e de massificação.
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e008.id960
PDF

Referências

BACH JÚNIOR, Jonas. Fenomenologia de Goethe e educação: a filosofia de educação de Steiner. Curitiba, PR: Lohengrin, 2019.

CARLGREN, Franz; KLINGBORG, Arne. Educação para a liberdade: a pedagogia de Rudolf Steiner. 14. ed. São Paulo: Escola Waldorf Rudolf Steiner, 2014.

FEDERAÇÃO DAS ESCOLAS WALDORF DO BRASIL. Fundamentos da Pedagogia Waldorf. Disponível em: http://www.fewb.org.br/acesso. Acesso em: 05 jul. 2020.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação – os projetos de trabalho. Porto Alegre, ArtMed, 1998.

KILPATRICK, William H. Educação para uma civilização em mudança. 11. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.

LANZ, Rudolf. A pedagogia Waldorf: caminho para um ensino mais humano. São Paulo: Antroposófica, 1998.

PONDÉ, Gislaine Lisboa. A metodologia de projetos do Programa a União Faz a Vida na educação física: possibilidades de uma prática pedagógica. 2019. 219f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2019.

STEINER, Rudolf. A prática pedagógica. São Paulo: Antroposófica, 2000.

STEINER, Rudolf. Fundamentos da arte de educar. São Paulo: FEWB, 2015.

STEINER, Rudolf. O desenvolvimento saudável do ser humano. São Paulo: Antroposófica, 2019.

Creative Commons License

Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação

Downloads

Não há dados estatísticos.