CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DO/A ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO
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Palavras-chave

Objectives
Pedagogical Practice
Professional Education Objetivos
Práctica Pedagógica
Educación Profesional Objetivos
Prática Pedagógica
Educação Profissional

Como Citar

MONTIEL, F. C.; MARCHAND, S. de A. S. .; AFONSO, M. da R. . CONTRIBUIÇÕES DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DO/A ESTUDANTE DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, p. e006, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n1.e006.id966. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/966. Acesso em: 13 abr. 2021.

Resumo

Este estudo buscou compreender os objetivos dos/as professores/as de Educação Física (EF) do Instituto Federal Sul-rio-grandense em relação aos/às alunos/as do Ensino Médio Integrado (EMI). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores/as, entre seis e 15 anos em atuação, trabalhando em aulas regulares para o EMI, de sete campi da instituição. Para compreensão e interpretação dos dados, aproximou-se da técnica de análise de conteúdo. A partir da análise das entrevistas, chegou-se a três categorias: desenvolvimento para a cidadania; vivências e experiências corporais; qualidade de vida e saúde. Os resultados evidenciaram uma atenção voltada ao desenvolvimento integral do/a aluno/a; à oferta de variadas vivências da cultura corporal, a fim de que o/a estudante possa identificar-se com alguma e levá-la para o seu cotidiano; ao desenvolvimento de habilidades motoras envolvidas em diversas práticas corporais; à promoção de aulas, que tanto contribuam para a melhora da qualidade vida quanto para a conscientização em relação à importância de se manterem ativos/as. Os objetivos destacados relacionam-se entre si, contribuindo de forma efetiva para a formação do/a estudante do EMI, reforçando a importância da EF para esse nível de ensino.
10.23926/RPD.2021.v6.n1.e006.id966
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