v. 4 n. 2 (2019): Julho a Dezembro 2019
Julho a Dezembro 2019

Editorial

Thiago Beirigo Lopes, Dailson Evangelista Costa
Editorial
Visualizações: 66 | PDF download: 68
PDF

Matemática e suas tecnologias

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Camila Baseggio Gräff
355-374
RELATO DE UMA INTERVENÇÃO NA ÁREA DA MATEMÁTICA NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Visualizações: 538 | PDF download: 121
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p355-374.id421
PDF
João do Espírito Santo Lima Malcher Junior, Rosineide de Sousa Jucá
375-390
PRÁTICAS DOCENTES RELACIONADAS AO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS
Visualizações: 508 | PDF download: 139
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p375-390.id426
PDF
Larissa Leal Scapin, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Andreia Nakamura Bondezan, Marcos Lübeck
391-410
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENSINO DE FRAÇÕES E SURDEZ: OLHARES DE ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Visualizações: 1014 | PDF download: 193
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p391-410.id450
PDF
José Ricardo e Souza Mafra, Neliane Mota Rabelo, Lilian Cristiane Almeida dos Santos, Cássio André Sousa da Silva
411-430
UMA AVALIAÇÃO INICIAL DO CURSO DE LICENCIATURA INTEGRADA EM MATEMÁTICA E FÍSICA DA UFOPA/PA
Visualizações: 511 | PDF download: 117
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p411-430.id464
PDF
Amanda Cristina de Sousa, Marcelo Carlos de Proença
431-451
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUAÇÃO DE 1.º GRAU COM UMA INCÓGNITA VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Visualizações: 1054 | PDF download: 270
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p431-451.id511
PDF
Juliana Stascovian, Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
452-464
A REVISTA EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO: VESTÍGIOS DA MATEMÁTICA NA CULTURA ESCOLAR
Visualizações: 494 | PDF download: 91
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p452-464.id514
PDF
Keila Tatiana Boni, Diego Fogaça Carvalho
465-481
APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE
Visualizações: 528 | PDF download: 116
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530
PDF
Jeyze Santos de Sousa, Ana Carolina Costa Pereira, Isabelle Coelho da Silva
482-498
UMA PROPOSTA ENVOLVENDO ATIVIDADES HISTÓRICAS INVESTIGATIVAS A PARTIR DA REVISTA AL-KARISMI, DE MALBA TAHAN: ESTUDANDO QUADRADOS MÁGICOS
Visualizações: 528 | PDF download: 102
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p482-498.id551
PDF
Lenir Tomazeli, Rute Cristina Domingos da Palma
499-513
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO: ANÁLISE DE UMA PROPOSTA IMPLEMENTADA NO ESTADO DE MATO GROSSO
Visualizações: 570 | PDF download: 145
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p499-513.id557
PDF

Ciências da natureza e suas tecnologias

Geilson Rodrigues da Silva, Nádia Cristina Guimarães Errobidart
559-577
A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL EM PERIÓDICOS SOBRE O ENSINO DE TERMODINÂMICA
Visualizações: 684 | PDF download: 262
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p559-577.id432
PDF
Sheila Alves Almeida
578-593
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Visualizações: 630 | PDF download: 195
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p578-593.id433
PDF
Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Andreza Estéfane Silveira Gonçalves, Handerson Rodrigo Alves, Elane Chaveiro Soares
594-609
MODELOS DIDÁTICOS DE PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA EM MATO GROSSO
Visualizações: 622 | PDF download: 178
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p594-609.id443
PDF
Taiana Streck Vendruscolo, Marcilene Alves de Souza Castrillon, Oalas Aparecido Morais dos Santos
610-620
ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO
Visualizações: 773 | PDF download: 226
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p610-620.id465
PDF
Camila de Fatima Sant'Ana, Denise Leal de Castro
621-640
INTERFACE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE QUÍMICA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE RELATAM OS ARTIGOS CIENTÍFICOS?
Visualizações: 788 | PDF download: 222
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p621-640.id490
PDF
Sara Barbosa dos Santos, Elson Silva de Sousa, Rogério Soares Cordeiro, Jesuíno da Silva Costa Martins
641-652
UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DO GOOGLE ACADÊMICO
Visualizações: 1055 | PDF download: 314
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p641-652.id493
PDF
Marcelle Alves Carvalho, Carlos Alberto Sanches Pereira, Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, Ana Paula Cunha Pereira
653-668
A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR RESISTÊNCIA BACTERIANA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SELECIONADOS PELO PNLEM/2018
Visualizações: 801 | PDF download: 188
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p653-668.id497
PDF
Hiléia Monteiro Maciel-Cabral, Cirlande Cabral da Silva, Cleusa Suzana Oliveira de Araújo
669-684
SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Visualizações: 987 | PDF download: 307
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p669-684.id515
PDF
Francinete Bandeira Carvalho, Augusto Fachin Terán, Maria Francisca Gomes da Silva
685-696
O USO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Visualizações: 571 | PDF download: 135
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p685-696.id524
PDF
Cremilda Peres Cangussu de Abreu, Lucélia Cardoso Cavalcante Rabelo, Henrique Silva de Souza, Maria José Costa Faria, Narciso das Neves Soares
697-712
ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS SURDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE E DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Visualizações: 874 | PDF download: 303
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p697-712.id541
PDF
Jéssica Oliveira Andrade Borges, Edinaldo Trindade Gonçalves Santos
713-727
DISCIPLINA ELETIVA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA PLENA DE CONFRESA-MT
Visualizações: 822 | PDF download: 253
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p713-727.id555
PDF

Ciências humanas e suas tecnologias

Maria Emília Melo, Cristhiane Maria Messias, Félix Alexandre Soares
728-743
PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO ACERCA DA UTILIZAÇÃO DO COMPUTADOR NA ESCOLA: UMA REALIDADE DO SERTÃO PERNAMBUCANO
Visualizações: 507 | PDF download: 93
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p728-743.id406
PDF
Glauce Barros Santos Sousa Araujo, Bruno Bottega Dell’Osbel, Eniz Conceição Oliveira
744-754
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO E INTEGRADO: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
Visualizações: 723 | PDF download: 127
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p744-754.id459
PDF
Francisco das Chagas Torres de Oliveira, Samuel Brasileiro Filho
755-774
UM ESTUDO DE CASO SOBRE IMPORTÂNCIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ/CAMPUS FORTALEZA
Visualizações: 632 | PDF download: 127
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p755-774.id460
PDF
Flávia Alves de Castro Oliveira, José Carlos Moreira de Souza
775-790
O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES
Visualizações: 1029 | PDF download: 339
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475
PDF
Janice Silvana Novakowski Kierepka, Daniele Bremm, Roque Ismael da Costa Güllich
791-809
O PROCESSO INVESTIGATIVO-REFLEXIVO COMO PROPULSOR DA CONSTITUIÇÃO DOCENTE
Visualizações: 644 | PDF download: 189
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p791-809.id480
PDF
Valdenir Schoenberger
810-822
ESCOLA ESTADUAL DAURY RIVA: IDENTIDADE E HISTÓRIA - DE SALA ANEXA À ESCOLA PLENA
Visualizações: 461 | PDF download: 111
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p810-822.id489
PDF
Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Lara Kalkmann Goulart
823-833
ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Visualizações: 593 | PDF download: 180
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512
PDF
Maria Geni Pereira Bilio, Nair Mendes de Oliveira, Maria das Graças Campos, Enerci Candido Gomes
834-851
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DE DUAS ESCOLAS EM CUIABÁ
Visualizações: 538 | PDF download: 77
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p834-851.id538
PDF
Carolini de Souza Vilela Correia, Marizete Bortolanza Spessatto
852-868
NO RITMO DA MÚSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM AULAS DE SOCIOLOGIA
Visualizações: 692 | PDF download: 134
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p852-868.id543
PDF
Silvia Maria Santos Stering, Joyce Mary Adam
869-886
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA LEI Nº 13.415/2017 E SEUS IMPACTOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
Visualizações: 931 | PDF download: 254
https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560
PDF