UM OLHAR SOBRE ASPECTOS DE FRAÇÃO PRESENTES NA PRIMEIRA PROVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p114-133.id382

Palavras-chave:

Educação, Avaliação em larga escala, Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins, Fração

Resumo

O conteúdo de fração está presente no currículo escolar desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; integra avaliações de larga escala de sistemas de avaliação da União, Estados e Municípios; e tem sido objeto de pesquisas em programas stricto sensu. Este estudo integra uma pesquisa mais ampla em desenvolvimento por professores e estudantes dos Cursos de Mestrado Acadêmico e Profissional da Universidade Federal do Tocantins e tem como objetivo analisar os aspectos de fração que se fazem presentes em questões da prova do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (SAETO), aplicada aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no ano de 2011. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se fez uso de consulta bibliográfica e documental. As análises inspiram-se na teoria dos registros de representação semiótica, significados de fração e características das quantidades. Foram analisadas 06 questões (cinco do 9º ano e uma do 3º ano). Os resultados indicam que se devem considerar os aspectos supramencionados por ocasião do processo de ensino e aprendizagem, de modo que os estudantes compreendam o conceito de fração.

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Biografia do Autor

Severino Roberto de Lima, UFT

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professor da Educação Básica na Rede Estadual do Tocantins (SEDUC-TO)

Ritianne de Fátima Silva de Oliveira, UFT

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Canaã dos Carajás (SEMEC-CC)

Ademir Brandão Costa, UFT

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Professor da Educação Básica na Rede Estadual do Pará (SEDUC-PA)

Idemar Vizolli, UFT

Doutor em Educação (PPGE-UFPR) Professor na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

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Publicado

15.07.2019

Como Citar

ROBERTO DE LIMA, Severino; FÁTIMA SILVA DE OLIVEIRA, Ritianne de; BRANDÃO COSTA, Ademir; VIZOLLI, Idemar. UM OLHAR SOBRE ASPECTOS DE FRAÇÃO PRESENTES NA PRIMEIRA PROVA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 114–133, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p114-133.id382. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/550. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias