Matemática e música numa mesma melodia para o aprendizado
Palavras-chave:
Matemática. Música. Aprendizagem. Operações matemáticas básicas.Resumo
O uso da música no processo de aprendizagem da matemática pode auxiliar na construção de diversos conceitos, inclusive o da realização das operações matemáticas básicas de maneira satisfatória e inovadora. Nós podemos utilizar essa ferramenta de ensino principalmente nas séries iniciais para desenvolver o raciocínio lógico das crianças. A proposta é que os estudantes aprendam a realizar as operações matemáticas básicas através da memorização de letras musicais que envolvam de forma ilustrativa juntamente com as letras da melodia para serem cantadas nas cantigas de roda. Devido ao aprendizado do conceito matemático em questão ser ocorrido de forma lúdica, divertida por termos envolvido os números com as letras musicais se torna facilmente memorizada pelos alunos, com isso os números permanecem em suas memórias para ser acessado por eles sempre que necessário. Com isto, esses alunos podem aplicar seus conhecimentos adquiridos nas cantigas de roda nas situações práticas do seu dia a dia. Com essa prática de ensino, pretende-se observar se o aprendizado também foi mais participativo, gerou mais interações afetivas entre os alunos e professores, além de ter propiciado o conhecimento adequado desse conceito. Devido a isto, podemos dizer que a música representa um importante veículo de aprendizagem e ajuda no desenvolvimento de vários aspectos que determinam o aperfeiçoamento auditivo, através do contato com os diversos estímulos sonoros advindos de diferentes ritmos e gêneros musicais. Isto gera uma organização de pensamentos e ações relacionadas aos seus sentimentos e memórias afetivas. A música nas brincadeiras de roda exercita a atenção e estimulam a memória, levando ao aprendizado através do encantamento que as suas letras e sentimentos geram durante a realização dessa prática educacional. O objetivo dessa pesquisa será a utilização da música para o aprendizado da matemática nas séries iniciais como uma ferramenta de ensino. A intenção dessa pesquisa é demonstrar que a utilização das cantigas de roda que possuem em suas letras conceitos matemáticos, são uma modalidade pedagógica interessante para a educação infantil pois, os objetivos de aprendizagem são alcançados de maneira satisfatória e através de uma contextualização adequada para o seu bom desenvolvimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.