DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NO ENSINO DE FIGURAS PLANAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671

Palavras-chave:

Figuras planas, Sequência Didática, Geoplano

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender como o desenvolvimento de uma Sequência Didática no processo de ensino e aprendizagem de figuras planas, com o auxílio do material didático Geoplano, contribui para a construção do conhecimento matemático do educando. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa e utilizamos de orientações teóricas sobre a utilização de materiais didáticos concretos e manipuláveis. Construímos e apresentamos uma Sequência Didática contendo 12 (doze) atividades investigativas voltadas para a aprendizagem de figuras planas a partir do uso do material didático Geoplano. A Sequência Didática foi desenvolvida no Colégio Estadual Professora Joana Batista Cordeiro, no município de Arraias (TO), em uma turma de 1ª série do Ensino Médio, composta por 24 alunos. Utilizamos também um questionário com 6 (seis) perguntas abertas sobre o material didático Geoplano. Os resultados da pesquisa apontam que o material didático Geoplano é um facilitador no processo de ensino e aprendizagem de Matemática de forma lúdica e prazerosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Costa Santos, Professora no Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro (JBC).

Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora no Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro (JBC). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Alan Santos Gois, Professor no Instituto Federal de Goiânia (IFG).

Mestre em Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). Professor no Instituto Federal de Goiânia (IFG). Doutorando em Matemática na Universidade de Brasília (UnB).

Dailson Evangelista Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)Curso de Licenciatura em Matemática

Professor do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus de Arraias. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Mestre em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com bolsa de estudo da CAPES (2012/2013). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT-2012).

Tadeu Oliver Gonçalves, Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Doutor em Educação Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor na Universidade Federal do Pará (UFPA). Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)

Referências

BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Fundamentos e metodologia de Matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. 2. ed. Campo Grande, MS: Ed. UFMS, 2005.

COSTA, Dailson Evangelista; PEREIRA, Marcos José; MAFRA, José Ricardo e Souza. Geoplano no ensino de Matemática: Alguns aspectos e perspectivas da sua utilização na sala de aula. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, [S.l.], v. 7, p. 43-52, jun. 2011. ISSN 2317-5125. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1695. Acesso em: 27 mar. 2019.

COSTA, Dailson. Evangelista. O processo de construção de Sequência Didática como (pro)motor da educação Matemática na formação de professores. 2013. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Belém, 2013. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. 17 ed. Campinas, SP: Papirus, 2009. (Coleção perspectivas em Educação Matemática).

D'AMBROSIO, Ubiratan. Matemática, ensino e educação: uma proposta global. In: Sbem temas & debates. Matemática, Ensino e educação: concepções fundamentais. Ano IV, n. 3. Rio Claro, SP, 1991.

DIAS, Marcelo. Tendências em Educação Matemática: Percursos Curriculares Brasileiros e Paraguaios. Curitiba-PR: Editora Appris, 2016.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

FIORENTINI, Dário; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, julho-agosto de 1990. p. 7.

FLEMMING, Diva Marília; LUZ, Elisa Flemming; MELLO, Ana Claúdia Collaço de. Tendências em educação Matemática.2 ed. Palhoça, SC :Unisul Virtual, 2005.

KNIJNIK, Gelsa; BASSO, Marcus Vinicius; KLÜSENER, Renita. Aprendendo e ensinando Matemática com o Geoplano. 2 ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 1996. (Biblioteca do professor. Coleção Programa do Livro na Escola).

LORENZATO, Sérgio. (org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, Rosa Maria. Minicurso explorando o geoplano. In: II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 2004. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf. Acesso em: 01 de novembro de 2018.

MATOS, José Manoel; SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didática da Matemática. Lisboa: 1996.

MENDES, Iran Abreu. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

MENEZES, Josinalva Estácio. (org.). Conhecimento, interdisciplinaridade e atividades de ensino com jogos matemáticos: uma proposta metodológica. Recife: UFRPE, 2008. (Série Contexto Matemático)

NACARATO, Adair Mendes. Eu trabalho primeiro no concreto. Revista de Educação Matemática - Ano 9, N 9--10 (2004-2005) p.1-6.

RÊGO, Rogéria Gaudencio do; RÊGO, Rômulo Marinho do; VIEIRA, Kleber Mendes; Uma Introdução. In: RÊGO, Rogéria Gaudencio do; RÊGO, Rômulo Marinho do; VIEIRA, Kleber Mendes. Laboratório de ensino de geometria. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores).

RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Scheid. Laboratório de Educação Matemática na Formação de Professores. Curitiba, PR: Appris, 2015.

SERRAZINA, Maria de Lurdes. Os materiais e o ensino de Matemática. Revista Educação e Matemática, Lisboa, APM, n. 13, 1990.

TIGGEMANN, Iara Suzana et. al. Geoplanos e redes de pontos: conexões e educação Matemática. Belo Horizonte. Autêntica, 2013. (Série o Professor de Matemática em Ação, v. 4)

VARIZO, Zaira da Cunha Melo; CIVARDI, Jaqueline Araújo. Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba, PR: CRV, 2011.

ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

2020-08-31
Métricas
  • Visualizações 1423
  • PDF downloads: 501

Como Citar

SANTOS, L. C.; GOIS, A. S.; COSTA, D. E.; GONÇALVES, T. O. DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO GEOPLANO NO ENSINO DE FIGURAS PLANAS NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 582-607, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p582-607.id671. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/671. Acesso em: 28 set. 2022.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias