FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Ana Lúcia de Figueiredo alfigueiredo2013@gmail.com
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM
  • Ana Sara Castaman ana.castaman@sertao.ifrs.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-5285-0694
  • Josimar de Aparecido Vieira josimar.vieira@sertao.ifrs.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-3156-8590

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717

Palavras-chave:

Ensino médio integrado; Formação de professores; Currículo integrado.

Resumo

O presente ensaio objetiva conhecer os conceitos e os fundamentos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), de modo a examinar as peculiaridades desta modalidade de ensino visando à formação de professores que nela atuam. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica pautada em autores que se ocupam com a temática do EMIEP, apresenta-se: as acepções e as bases conceituais do EMIEP no Brasil; a formação de professores diante do Currículo Integrado. Como considerações finais, salienta-se que ainda há inúmeros desafios na implementação do EMIEP no Brasil e a necessidade de proposições, contudo há que se preocupar com a formação dos professores que atuam nesta modalidade de ensino para que possam articular práticas pedagógicas que mediam a formação humana e técnica, a partir de um currículo que harmonize o mundo do trabalho ao contexto em que os sujeitos estão inscritos.

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Biografia do Autor

Ana Lúcia de Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM

Graduada em Letras Português/IFTM, Pós-Graduanda do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica -ProfEpt - IFTM

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestre em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente atuo como professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul e estou como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Sou líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), nomeado pela Portaria MEC nº 856 de 17/09/2018. 

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Publicado

2020-08-31
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Como Citar

FIGUEIREDO, A. L. de .; CASTAMAN, A. S.; VIEIRA, J. de A. FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 1329-1341, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1329-1341.id717. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/717. Acesso em: 27 set. 2022.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias