Bingo da Subtração e suas contribuições na aprendizagem
Palavras-chave:
Aprendizagem, Matemática, Bingo da Subtração, JogosResumo
A matemática é uma disciplina fundamental na formação educacional dos estudantes fornecendo habilidades numéricas, logicas e analíticas que são essenciais para seu desenvolvimento acadêmico e sucesso futuro. A disciplina de matemática é vista pela maioria dos alunos como temerosa, de difícil compreensão e que os conteúdos são complexos. Vendo assim como as aulas sendo desinteressantes. Dessa forma fica difícil alcançar os objetivos no ensino de aprendizagem. O presente trabalho trata sobre as contribuições dos jogos na aprendizagem da matemática, facilitando o aprendizado do aluno de forma simples e prazerosa. O jogo bingo pode tornar o aprendizado de matemática mais divertido e envolvente, permitindo que os alunos pratiquem habilidades matemáticas de maneira interativa e desafiadora. O objetivo é analisar os efeitos do uso do jogo bingo de subtração no desenvolvimento das habilidades de subtração e na participação dos alunos do 5° ano. O ensino da matemática é uma área fundamental na educação básica, fornecendo aos alunos habilidades numéricas, lógicas essenciais para o desenvolvimento do aluno. No entanto, é comum encontrar alunos com dificuldades na compreensão e aplicação de conceitos matemáticos, especialmente em relação as operações básicas, como a subtração. Diante desses desafios, é necessário usar técnicas que contribuíam para o desenvolvimento do aluno, e o jogo bingo de subtração será uma forma simples e motivadora que auxiliara nesse processo. Por meio desse trabalho, espera-se estimular a participação ativa dos alunos e melhorar seu desenvolvimento na subtração. Acredita-se que os resultados obtidos contribuirão para uma educação matemática mais efetiva, proporcionando benefícios para os alunos do 5° ano envolvidos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Espera-se que os alunos que participem do bingo para o ensino da subtração apresentem um desempenho melhor em relação aos alunos que recebam o ensino tradicional. Prevê-se que os alunos que participarem do bingo da subtração desenvolvam habilidades de subtração, e também a capacidade em resolver problemas que envolvam essa operação matemática. Com essa estratégia pedagógica espero despertar o maior interesse e engajamento dos alunos em relação ao aprendizado da subtração, que serão observados durante as sessões de jogo, e registro de participação ativa dos alunos. É esperado que os professores relacionem uma percepção positiva em relação ao uso do bingo matemático como estratégia de ensino da subtração. Espera-se que eles observem melhorias no desempenho e participação dos alunos, bem como uma abordagem mais lúdica e motivada do ensino da matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Catielli Lopes da Silva Abreu; Thiago Beirigo Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.