A evolução das metodologias de ensino da matemática no Brasil
Palavras-chave:
História da educação. Ensino. Matemática.Resumo
Os métodos de ensino consistem em um direcionamento no processo de ensino aprendizagem, utilizando de ferramentas, ações e a compreensão do papel do professor e do aluno. Na disciplina de matemática, por muito tempo utilizou-se o método tradicional de ensino, onde o professor é o agente central e detentor de todo o conhecimento, que é repassado aos alunos por aulas expositivas e pouco interativas. Nesse formato, o aluno é um espectador, um agente passivo no processo de sua própria aprendizagem. A relação do Brasil com países como Portugal e Inglaterra durante o período colonial e da primeira república era de subserviência, e os campos políticos e econômicos sempre ficaram à frente da educação. Por isso, a educação brasileira por muito tempo teve caráter reprodutivo, elitista e era desprovida de iniciação científica. Apesar de existirem leis onde a educação se tornava dever do Estado, na prática os professores eram mal remunerados, não tinham formação adequada ou materiais didáticos. Além disso, não existiu uma análise das necessidades educativas do país, apenas a reprodução de modelos estrangeiros. Essa realidade reflete diretamente no desenvolvimento de métodos de ensino pois a visão de que a educação é essencial para o desenvolvimento de um país não existia, e isso dificultou o desenvolvimento científico acerca da educação. Ao longo dos anos surgiram e ainda surgem diferentes métodos de ensino, que passaram por adaptações até chegarem ao cenário atual. De frente a essa problemática, faz-se necessário analisar a evolução dos métodos de ensino de matemática no Brasil, buscando compreender o contexto histórico da educação e como isso afetou o ensino da matemática. Para atingir esse objetivo será realizada uma abordagem histórica e uma análise pedagógica da evolução dos métodos de ensino matemático, analisando a sua influência no cenário atual da educação matemática. Como resultado, espera-se ampliar a visão docente acerca das mudanças no ambiente de ensino, assim como compreender a relevância do contexto histórico da construção de conhecimento matemático brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.