O uso de gincanas para o ensino de matemática durante o ensino fundamental
Palavras-chave:
Gincana, Discente, Familiarização, ExercíciosResumo
A gincana pode desempenhar um papel importante na inclusão de entretenimento do discente e didática do docente, oferecendo então uma familiaridade entre o estudante e a escola conforme Rodrigues et al. (2015). Diante dos novos métodos de ensino, é fundamental que o professor queira se adaptar e que o aluno queira aprender. Tem se tornado cada vez mais comum a criação de novas metodologias para facilitar o ensino mas sem cooperação de ambos os lados o sucesso é improvável. Por outro lado, a falta de oferta de atividades como uma gincana de ensino pode representar uma barreira para o interesse de ensino e uma ascensão tanto social quanto profissional dos indivíduos, analisados a partir de Diefenthäler (2016) e Sampaio e Barros (2015). Alguns dados foram obtidos após a abertura de licitações para o projeto. Quais os resultados da equipe na competição e quais os objetivos? Estudamos o conceito de unidades de conteúdo de processamento de informação. Representação tabular e gráfica e análise de dados. Desta forma o trabalho tem como objetivo de analisar a execução de uma gincana de matemática que abordará os conteúdos de sala de aula com estudantes do Ensino Fundamental. Este projeto adota uma metodologia focada a acrescentar uma corrida entre os estudantes em todo o final de conteúdo aplicado pelo professor, podendo ser separados em equipes ou individuais, onde o estudante percorre uma certa distância de no máximo 10 metros e na linha de chegada terá um exercício que o mesmo terá de responder sobre o conteúdo aplicado pelo professor, se o resultado do exercício estiver certo o mesmo disponibiliza um brinde ou até mesmo um ponto ao estudante. Sabendo da dificuldade de se familiarizar com a matemática, sendo aplicados em escolas de ensino fundamental quer-se obter resultados em que o professor tenha mais controle do conteúdo para que os estudantes o dominem, fazer com que a gincana seja uma forma de entretenimento e não com que os alunos dependam somente da gincana para conseguir pontuação e então desconstruir a imagem de que matemática é algo difícil e chato. Conclui-se que o ensino de matemática pode ser um fator determinante para a inclusão e familiarização dos alunos, ressaltando a importância da matemática e de envolvam a participação ativa dos alunos em sala.
Referências
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