A Glocalização da educação na Região do Araguaia – pela janela de Casaldáliga

Autores

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n1.id335

Palavras-chave:

Discurso, Educação, Emancipação, Glocalização, Libertação

Resumo

O presente artigo aborda aspectos da educação na região do Araguaia, nas décadas de 80 e 90 do século XX, referenciadas em documentos e nas dissertações de mestrado e artigos das autoras. O intuito é tecer uma compreensão e levar a refletir como, discursivamente, Casaldáliga (2004) define uma perspectiva libertadora para a educação que foi institucionalizada por meio da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT nesse período. Para tanto buscou-se conhecer os princípios da “educação libertadora”, proposta pelo educador Paulo Freire e pelo Filósofo Theodor Adorno e articulá-los à noção de “glocalização” apresentada por Casaldáliga (op. cit). As reflexões partem de um diálogo com a Teoria Crítica e a perspectiva crítico-dialética, bem como a apropriação de contribuições teórico-metodológicas da Análise de Discurso franco-brasileira, desenvolvida por Michel Pêcheux na França e por Eni Orlandi no Brasil, com o intuito de compreender os efeitos de sentido de mundialidade, globalização e intersetorialidade nos modos de produção da educação no Araguaia.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Jorge de Sousa, Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), Especialização em Metodologia de Ensino de 1º e 2º Graus ( 1993); Especialização em Formação de Orientadores Acadêmicos em Educação a Distancia ( 2007), Especialização em Gestão Pública Municipal ( 2014). Atualmente é Efetiva na Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso, lotada na Escola Estadual Severiano Neves e designada para o CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MT- CEFAPRO, polo de São Félix do Araguaia. Tem experiência na área de Educação em Alfabetização, Gestão da Educação, Formação de Professores e Educação do Campo. Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Ilma Ferreira Machado, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no Programa de Pós-Graduação da Unemat. É Líder do Grupo de Pesquisa Educação do campo e organização do trabalho pedagógico, e membro do Conselho Editorial da Revista da FAED/Unemat. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior. Desenvolve estudos e pesquisas educação do campo e organização do trabalho pedagógico, com ênfase nos seguintes temas: projeto político pedagógico, avaliação de ensino, educação dos trabalhadores rurais sem terra, trabalho e educação e trabalho coletivo.

Edineth Sousa França Silva Alves, SEDUC/MT

Doutorado em Linguística - PPGL/UNEMAT (Em andamento). Mestra em Linguística - (UNEMAT/2016). Filiada ao Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO). Possui Especialização em Línguas e Literaturas da Língua Portuguesa (UNEMAT/2009) e em Educação do Campo - Desenvolvimento e Sustentabilidade (IFMT/2011). Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007). Servidora pública da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC / MT, desde 2007.

Ana Maria Di Renzo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (2005), com a participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na ÈCOLE NORMALE SUPÉRIEURE LETTRES & SCIENCIES HUMAINES (2003). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-historia-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado- língua- república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES.

Referências

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Publicado

23-04-2019

Como Citar

JORGE DE SOUSA, Maria de Lourdes; FERREIRA MACHADO, Ilma; FRANÇA SILVA ALVES, Edineth Sousa; DI RENZO, Ana Maria. A Glocalização da educação na Região do Araguaia – pela janela de Casaldáliga. Revista AlembrA, [s. l.], v. 1, n. 1, 2019. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n1.id335. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/11. Acesso em: 20 nov. 2024.