PERSPECTIVAS DE FUTURO DOS JOVENS ESTUDANTES DO ASSENTAMENTO SÃO JOSÉ: FRENTE AO FENÔMENO DE ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO RURAL
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n2.id324Palavras-chave:
Jovem, Futuro, CampoResumo
A crescente saída de jovens da zona rural tem sido uma preocupação recorrente da sociedade brasileira, sobretudo por causa do envelhecimento da população rural. Esse estudo teve como objetivo identificar as perspectivas de futuro dos jovens estudantes moradores do assentamento São Jose localizado no município de Vila Rica-MT analisando as variáveis que influenciam nas decisões e quais as motivações dos jovens em permanecer ou sair do campo. O presente estudo foi de abordagem quantitativa e qualitativa e para a coleta de dados usou-se de questionários. Esse estudo traz um alerta para as profundas transformações na comunidade rural, visto que a comunidade em estudo se caracteriza pelo desenvolvimento de uma agricultura familiar e o futuro dessas unidades produtivas depende do interesse dos jovens que são os futuros sucessores em permanecer ali. O que se apresenta é a falta de meios para incentivar, e gerar oportunidades do jovem se manter no campo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Rosaline Araújo de Morais Piastrelli,, Alessandra Caroline Ghiorzi, Maria do Rosário Soares Lima, Eleandra Negri Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).