POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM MATO GROSSO, A PARTIR DOS ANOS DE 1990
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n2.id333Palavras-chave:
Políticas de Educação, Sala de Educador, Profissionais da EducaçãoResumo
Esse texto tem como objetivo principal compreender como, em Mato Grosso, a escola vem desenvolvendo suas práticas de formação continuada, considerando o percurso histórico de implantação e implementação das políticas de educação e de formação continuada, do Estado, a partir da década de 90 do século XX. Tomamos a concepção de formação presente no documento que trata da política de formação continuada em Mato Grosso, para compreender se/de que modo as escolas da rede estadual de ensino assumem, (re)significam a proposta de formação elaborada pela SEDUC/MT. Nesse sentido, realizamos um percurso de leitura sobre a implantação das principais políticas educacionais e, programas e projetos de formação continuada de Mato Grosso. Como recorte do material, delimitamos o Projeto Sala de Educador, para pensar as possíveis relações com os processos de planejamento do trabalho pedagógico e se o mesmo contribui para a constituição de um coletivo de professores mais autônomos para atuar em contextos de práticas pedagógicas próprios. As leituras e análises ora realizadas, nos levaram a compreender que os profissionais da escola, planejam e desenvolvem a formação continuada, buscando conciliar as temáticas apontadas pela SEDUC/MT e, suas próprias demandas e condições de realizá-las.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Haroldo Borges, Heloisa Salles Gentil, Neures Batista de Paula Soares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).