Autoritarismo, conflitos de classe e migração goiana em O Caminho De Trombas, de José Godoy Garcia
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n3.id552Resumo
Este texto apresenta a obra O caminho de Trombas (1966), do escritor goiano José Godoy Garcia, com o objetivo central de refletir acerca das intersecções tensas entre práticas do autoritarismo político brasileiro e os fluxos migratórios, em Goiás, da década de 1960. Nessa narrativa, marca-se um posicionamento crítico em relação às lutas de classes, tendo como eixo central uma multidão de trabalhadores rurais goianos em movimento de idas e chegadas a espaços desconhecidos em busca de sobrevivência e, também, de existência. A metodologia empregada aqui é qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir dos das leituras teóricas oriundas dos textos de, por exemplo, Brito (2017) e Figueiredo (2017), os quais possibilitaram melhor compreensão sobre o contexto social, político e histórico brasileiro, bem como o Neorregionalismo e a prosa literária de viés sociológico. Com isso, contribui-se para as frequentes possibilidades de revisitar o passado literário e perceber a potência de escritores, como Garcia, que, por meio da literatura, trouxeram leituras engajadas de seu tempo a favor da minoria social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ionice Barbosa de Campos, Carlos Augusto de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).