A diversidade étnico-racial sob o olhar docente e discente: uma abordagem reflexiva e colaborativa
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n3.id593Resumo
Este texto relata uma experiência realizada sobre a diversidade étnico-racial envolvendo professores e os estudantes do 2º ciclo > 6º ano, turma “A” da Escola Estadual Teotônio Carlos da Cunha Neto. Os instrumentos para a coleta dos dados foram recursos audiovisuais e entrevista com roteiro de questões semiestruturadas aplicados no ano letivo de 2015. A sala de aula foi tomada como um laboratório de estudos e análises tendo como foco a temática das relações étnico-raciais. O aporte teórico contemplou estudos de autores como: Munanga (2005), Ferreira (2013), Santos (2008) e outros que discutem a temática e ainda a Lei 10.639/2003. Os resultados mostraram que a melhor maneira para se trabalhar o respeito a diversidade étnico-racial é através das escolas. Neste trabalho é primordial o conhecimento por parte dos educadores, dinamicidade, ludicidade, bem como abordagens atrativas, reflexivas e enriquecedoras de conhecimentos aos estudantes, pois serão estes estudantes frutos do trabalho escolar, que irá combater ou, caso contrário, reproduzir as desigualdades sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Kárita Carlos de Souza Fell, Célia Ferreira de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).