A formação e o povoamento do município de Porto Alegre do Norte/MT: um olhar sobre as relações sociais e culturais
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2019.v1.n3.id601Palavras-chave:
Memória, Conflitos de Terra, CulturaResumo
Este texto é parte dos resultados de uma pesquisa realizada sobre os elementos históricos que constituem o processo de formação do município de Porto Alegre do Norte, localizado na região nordeste do estado de Mato Grosso, também denominada de Microrregião Norte Araguaia. Ressalvamos que essa pesquisa possibilitou uma melhor compreensão acerca dos artifícios que compõem a dinâmica de reocupação de terra na região. Sendo assim, o nosso texto tem como função destacar os conflitos e as estratégias de luta dos posseiros, frente às ameaças e violências praticadas pelos fazendeiros na disputa pela posse da terra. Através desse estudo pôde-se perceber que esses conflitos de terra foram um longo e doloroso processo para os posseiros, que na época, habitavam a região, hoje conhecida como Porto Alegre do Norte. Lugar esse onde os posseiros enfrentaram diversos desafios, desde os conflitos com os fazendeiros e com os povos indígenas que habitavam a região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria do Rosário Soares Lima, Jheine Ribeiro Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).