NOÉMIA DE SOUSA E CONCEIÇÃO LIMA: VOZES FEMININAS QUE LUTAM PELA LIBERDADE E RECONSTRUÇÃO DE SEUS PAÍSES
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2020.v2.n4.id735Resumo
Este trabalho propõe apresentar uma leitura de alguns poemas da poeta moçambicana. Noémia de Sousa do livro Sangue Negro (2001). Também serão analisados alguns poemas do livro A dolorosa raiz do micondó (2006), da poeta são-tomense Conceição Lima na perspectiva de averiguar, eventuais semelhanças e divergência no processo de construção estética e temática das citadas poetas africanas. Pretende-se analisar os pontos em que a história dos países de origem dos sujeitos - poéticos influenciaram nas temáticas individuais e/ou coletiva do corpus selecionado referente a reconfiguração da memória.
Downloads
Publicado
31-07-2020
Como Citar
ALMEIDA, Marinei. NOÉMIA DE SOUSA E CONCEIÇÃO LIMA: VOZES FEMININAS QUE LUTAM PELA LIBERDADE E RECONSTRUÇÃO DE SEUS PAÍSES. Revista AlembrA, [s. l.], v. 2, n. 4, 2020. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2020.v2.n4.id735. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/33. Acesso em: 22 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2020 Marinei Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).