O QUE O BRASIL APRENDEU COM A PANDEMIA DE 2020?

Autores

  • Rogério Makino Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Hérica Makino Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2020.v2.n5.id926

Palavras-chave:

Pandemia, Covid-19, Brasil, Negacionismo, Reflexividade

Resumo

Nesse texto, esboça-se uma interpretação sobre como o Brasil lidou com a pandemia de Covid-19 e um cenário hipotético sobre como será o país pós-pandemia. Argumenta-se que eventos traumáticos em grande escala são oportunidades de aprendizagem social, mas que, no caso brasileiro, houve uma conjunção de fatores culturais, políticos e ideológicos que bloqueou essa oportunidade. A reflexividade – conceito tão alardeado sobre a modernidade – não parece ser a protagonista dessa conjuntura. Entre os fatores mencionados, entrelaçam-se e retroalimentam-se o anti-intelectualismo, o relativismo e o negacionismo, consonantes com o discurso oficial governamental, e potencializados por elementos socioculturais brasileiros como um individualismo exacerbado e a pouca responsabilidade para com o coletivo. Ao final, são listadas algumas lições que deveriam, mas provavelmente não serão aprendidas pelo Brasil.

Biografia do Autor

Rogério Makino, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Ciências Sociais - Universidade de Brasília

Hérica Makino, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda pelo PPGVET/UFMT e Servidora Pública da UFMT/Campus Cuiabá

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Publicado

13-01-2021

Como Citar

MAKINO, Rogério; MAKINO, Hérica. O QUE O BRASIL APRENDEU COM A PANDEMIA DE 2020?. Revista AlembrA, [s. l.], v. 2, n. 5, p. 13–23, 2021. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2020.v2.n5.id926. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/38. Acesso em: 20 nov. 2024.