“COMO NÃO ADIANTAR O FIM DO MUNDO”: EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2020.v2.n5.id974Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, metodologia baseado em projetos, ensino remoto, educação profissionalResumo
O projeto integrador Como não adiantar o fim do mundo propôs ações interdisciplinares durante a implementação do Regime de Exercício Domiciliar no IFMT, Campus Primavera do Leste (PDL), em resposta à crise provocada pela Pandemia da Covid-19 no ano de 2020. Para tanto, os docentes de distintas disciplinas presentes no currículo dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico propuseram como temática o estudo das relações homem-natureza com intenção de possibilitar o diálogo sobre a importância do conhecimento científico de todas as áreas do conhecimento para prolongar a vida humana em nosso planeta através da compreensão da complexidade das representações do ser humano como indivíduo, ser social e ser natural; da finitude dos recursos naturais e da importância do desenvolvimento científico na resolução de problemas de forma ética. Este relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a práxis, bem como os limites sucessos do projeto, comparando-os com a análise das respostas dos alunos sobre a satisfação quanto à participação do projeto e suas impressões finais, coletadas através de um formulário composto por duas questões em escala Likert e um campo para comentários. Considera-se que apesar dos limites impostos pelo ensino remoto, o projeto teve avaliação majoritariamente positiva entre os estudantes nas questões de escala de avaliação. Nos comentários foi possível documentar as principais dificuldades e mapear parte das avaliações negativas. Como resultado parcial, observou-se que os principais desafios estiveram ligados às representações tradicionais de ensino, avaliação e conteúdo, ao gerenciamento do tempo e a falta de experiência dos estudantes com as metodologias interdisciplinares.
Referências
ALVES, Lynn. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
ALVES, Lynn; MOREIRA, Antônio. (Orgs.) Tecnologias & aprendizagens: delineando novos espaços de interação. Salvador: Edufba, 2017.
ANASTASI, Anne. Testes psicológicos. São Paulo: EPU/EDUSP; 1977.
ARAÚJO, Ulisses Ferreira de. Temas transversais, pedagogia de projetos e as mudanças na educação [recurso eletrônico]. São Paulo: Summus, 2014.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7ª edição. São Paulo, SP: Atlas, 2008.
MÉDICI, Mônica Strege; TATTO, Everson Rodrigo; LEÃO, Marcelo Franco. Percepções de estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada sobre atividades remotas ofertadas em tempos de pandemia do coronavírus. Thema, v. 18, n. especial, p. 136 – 155, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.136-155.1837
PAGANI, Geovane Santos. Nº alunos matriculados ensino médio. Mensagem recebida por em 06 out 2020. Disponível em: https://mail.google.com/mail/u/0?ik=8dcaa29d4d&view=pt&search=all&permmsgid=msg-f%3A1679812966980588466&simpl=msg-f%3A1679812966980588466. Acesso em 06 out 2020.
POMIN, Fabiana. Ginástica. Curitiba: Intersaberes, 2020.
PRENSKY, Marc. Digital natives, digital immigrants part 1. On the horizon, v. 9, n. 5, p. 1-6, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em 05 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1108/10748120110424816
RAMOS, Samira dos Santos et al. Projeto integrador Como não adiantar o fim do mundo. Plano de Ensino Interdisciplinar enviado ao Instituto Federal de Mato Grosso – campus Primavera do Leste. Primavera do Leste: IFMT, 2020.
SILVA, Antônio Jansen Ferandes da; et al. A adesão dos alunos às atividades remotas durante a pandemia: realidades da Educação Física Escolar. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 57-70, 2020.
ZAJAC, Danilo. Educação remota na Educação Básica e COVID-19: um agravo ao direito à educação e outros impasses. Disponível em: < http://proec.ufabc.edu.br/epufabc/ensino-remoto-na-educacao-basica>. Acesso em 05 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Samira dos Santos Ramos, Fabiana Pomin, Lilian Machado Marques Vidal, Willians Ribeiro Mendes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).