THE A VEROSSIMILHANÇA DA CRÔNICA “FUGA” DE FERNANDO SABINO FRENTE A CONFIGURAÇÃO FAMILIAR COMTEMPORÂNEA
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1119Palavras-chave:
Family, conflict, dialogueResumo
O presente artigo busca discutir os conflitos entre gerações, no contexto de novasconfigurações familiares na modernidade, a partir da análise da crônica “FUGA” de FernandoSabino (1995). Utilizou-se como base metodológica a observação analítica dos discursos dossujeitos históricos na representação de seus papéis institucionais (pai/adulto e filho/criança). A partir de pressupostos teóricos e na forma como o gênero textual se articula no contexto e nos espaços da relação de poder intrafamiliar. Para tanto, foram consideradas as teorias: Análise do Discurso, Orlandi (2007) Texto e Discurso; Foucault (2004) Relação de poder; Candido (2002) O poder humanizador da Literatura; Freire (1997) Texto/Contexto/Resistência; Zilberman (2001) Leitura. A análise utilizou-se da relação da Crônica com outro gênero textual: O conto João e Maria, dos irmãos Grimm (2020), para explorar o tema tratado de forma mais profunda, possibilitando a ampliação de percepções na medida em que cria a possibilidade de deslocamentos e criação de novos sentidos.
Referências
ANGELO, Ivan. Sobre a crônica. Revista Veja, São Paulo, 2009. Disponível em http://vejasp.abril.com.br/materia/sobre-cronica. Atualizado em 5 dez 2016, 19h44 - Publicado em 18 set 2009, 20h18. Acesso em: 03.12.2020.
BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. ECA _ Estatuto da Criança e do Adolescente.
CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. In: Textos de Intervenção. Seleção, apresentação e notas de Vinicius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
FOUCAULT, Michel.Vigiar e punir: História da violência nas prisões. São Paulo: Ática, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GRIMM, Jacob, GRIMM, Wilhelm. João e Maria. Clássicos Todolivro. LêLivros. Disponível em: http://servicos.rolandia.pr.gov.br/educacao/wp-content/uploads/aulas_online/literatura/Joaao-e-Maria.pdf. Acesso em 25 set 2020.
ORLANDI, Eni Pulcinelli.. Interpretação; autoria, leitura e efeitos dos trabalhos simbólicos. 5ª Ed. Campinas SP. Ponte Editores, 2007.
SABINO, Fernando. A vitória da infância. São Paulo, Ática, 1995.
ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: editora SENAC, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Leonilda Paciente Luz, Epaminondas de Matos Magalhães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).