LITERATURA NEGRA, CULTURA E FORMAÇÃO CIDADÃ ANTIRRACISTA

Autores

  • Edna Maria de Oliveira Ferreira IF Baiano
  • Cesar Costa Vitorino Universidade do Estado da Bahia

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1105

Resumo

Este artigo propõe a leitura de textos da literatura negra, em contexto escolar de ensino médio, como instrumento de reflexão em prol da formação cidadã antirracista, resultando em movimentos de aproximação à história, às crenças, saberes e cultura africana e afrodescendentes. Objetivou-se compreender como a literatura e a cultura negra transitam nesse contexto, sendo vetores de valorização das raízes culturais e da construção das identidades negras, visando a mobilizar ações e atitudes antirracistas. Parte-se da análise do corpus, composto por respostas dadas a um questionário online, dirigido a sujeitos professores e alunos desse segmento de ensino para compreender como a história, as tradições e a cultura afrodescendentes fazem parte do currículo escolar, conforme se ajustem a cada conteúdo dos diversos componentes curriculares, como forma de garantir a presença desses conhecimentos na formação cidadã dos sujeitos alunos, independentemente da cor, raça ou crença. Pode ser uma maneira de incrementar as ações advindas a partir da instituição da Lei 10. 639/03, ampliada pela Lei 11. 649/08, que não tem se mostrado suficiente no combate ao racismo estrutural. Percebeu-se a necessidade de mais espaço para ações que se desenvolvam dentro da escola e resultem num trabalho não só de conscientização, mas ainda em movimentos, atitudes e ações antirracistas também fora da escola. Os estudos de Almeida (2019); Ribeiro (2019), Borges (2019); Santos (1998), dentre outros, servirão de parâmetro para a argumentação. Palavras-chave: Racismo; teorias antirracistas; literatura negra; contexto escolar.

Biografia do Autor

Cesar Costa Vitorino, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras (PUCRS), professor adjunto (UNEB e FVC) campus I Salvador-BA, professor permanente do Mestrado Profissional de Intervenção Social (AMPIES/UNEB) e Coordenador Geral do curso de Pedagogia do Programa PARFOR/UNEB,  vitorinoleitura66@gmail.com

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

OLIVEIRA FERREIRA, Edna Maria de; COSTA VITORINO, Cesar. LITERATURA NEGRA, CULTURA E FORMAÇÃO CIDADÃ ANTIRRACISTA. Revista AlembrA, [s. l.], v. 3, n. 6, p. 32–50, 2021. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1105. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/45. Acesso em: 20 nov. 2024.