AQUELARRE OU LIVRO DE MADALENA (2007), UM ESTUDO DA POÉTICA DE LUCIENE CARVALHO

Autores

  • Maria Cleunice Fantinati da Silva UNEMAT- Universidade do estao de Mato Grosso,IFMT- campus Avançado Tangará da Serra
  • Elisabeth Batista Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1121

Palavras-chave:

Luciene Carvalho, Escrita feminina, Enunciação poética

Resumo

Sabe-se que ao longo do tempo, as escritoras mulheres foram sistematicamente excluídas do cânone literário. Entretanto, foi por meio da escrita que muitas mulheres se posicionaram criticamente conduzindo outras à reflexão. Na contemporaneidade, a escrita feminina prossegue buscando a igualdade e o reconhecimento em diversas áreas de conhecimento. Esta análise teve como objetivo averiguar qual o espaço da mulher na enunciação poética Luciênica.  Assim, a proposta deste trabalho se pautou, inicialmente em tecer algumas considerações sobre os empecilhos na produção literária de feminina e, posteriormente analisar dois poemas da escritora contemporânea Luciene Carvalho. A leitura de Aquelarre ou Livro de Madalena (2007), dentre inúmeros poemas de inegável expressão poética selecionou-se uma amostra representativa para estudo e análise.  Buscou-se aplicar os conceitos de Todorov (2009), Antônio Candido (2006), Leyla Perrone (2006) e Simone Beauvoir (1949).  Deste modo, procurou-se entender qual o papel desempenhado pelos arquétipos da figura feminina na obra selecionada de autoria de Luciene Carvalho e, simultaneamente, analisou-se como o eu-poético se manifesta, através de seus versos, em relação a mulher no contexto sociocultural brasileiro na literatura de autoria da mulher produzida em Mato Grosso.  

Biografia do Autor

Maria Cleunice Fantinati da Silva, UNEMAT- Universidade do estao de Mato Grosso,IFMT- campus Avançado Tangará da Serra

Doutoranda em Estudos Literários - PPGEL _ UNEMAT . Linha de pesquisa Literatura e vida social em países de língua oficial portuguesa". Orientadora: Elisabeth Battista. Possui graduação em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Tangará da Serra (2007), Especialização em Estudos Literários (UNEMAT) e Mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professora titular do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.- Campus avançado de Tangará da Serra/MT nas disciplinas de língua Portuguesa/ Literatura e Língua Espanhola nos cursos Técnicos Integrado ao Médio e Espanhol aplicado à administração e Linguagem Empresarial no curso Tecnólogo Superior em Gestão de Recursos Humanos. * Membro da Comissão Permanente de Avaliação de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMT campus avançado tangará da Serra. (Portaria Nº 97, de outubro de 2018. * Membro do Colegiado do Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do IFMT campus avançado tangará da Serra. (Portaria Nº 35, de 10 de abril de 2019)*Membro do Núcleo docente Estruturante -NDE do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do IFMT campus avançado Tangará da Serra. ( Portaria Nº 15, de 19 de Fevereiro de 2019). Projeto Mulher Catadora: olhar transformador do edital Teresa de Benguela de 2017- um dos PRÊMIOS- Destaque na apresentação da "EXPERIÊNCIAS EXITOSAS" da REDITEC 2018, realizada de 10 /09/2018, no Atlântico Búzios Convention & Resort. Cordenadora dos Projetos de Extensão "Teresa Help " e "IFeducATIVO" 2020

Elisabeth Batista, Universidade do Estado de Mato Grosso

Pós-doutorado Sênior pela Universidade de Aveiro (UA) Doutorado e Mestrado em Letras (USP) Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (UNEMAT)

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Publicado

30-06-2021

Como Citar

FANTINATI DA SILVA, Maria Cleunice; BATISTA, Elisabeth. AQUELARRE OU LIVRO DE MADALENA (2007), UM ESTUDO DA POÉTICA DE LUCIENE CARVALHO. Revista AlembrA, [s. l.], v. 3, n. 6, p. 51–67, 2021. DOI: 10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1121. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/46. Acesso em: 20 nov. 2024.