AS TICS, UMA EMERGÊNCIA PARA O FAZER PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2021.v3.n6.id1104Resumo
Desde a criação, as TICs, Tecnologias da Informação e Comunicação, estiveram disponíveis para as práticas pedagógicas e contribuíram expressivamente no ambiente social e escolar auxiliando na interação entre, aluno, escola e mundo com o objetivo de aproximá-los das diversas informações. Mas, ultimamente tem se intensificado, o distanciamento social obrigatório fez-se necessário o uso dos meios tecnológicos nas práticas educativas, tornando-os a base fundamental do Ensino a Distância e o Ensino remoto que dão continuidade aos estudos sem que os estudantes sejam prejudicados na conclusão dos seus cursos. É nessa perspectiva que este artigo faz uma reflexão sobre a emergência de utilizar-se das TICs para o fazer pedagógico em tempos de pandemia, apresentando as possibilidades de tê-las como instrumento de ensino aprendizagem, considerando seu contexto histórico originário e atual no ambiente escolar, apresenta uma discussão sobre os desafios enfrentados pela familia e professores no uso das TICs nas práticas educacionais e também sobre os benefícios que elas trazem para o novo modelo de ensino.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Pedagogia de projetos e integração de mídia . Disponível em: http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ppm/tetxt5.htm . Acesso em 19/03/2021.
KLEINA, C. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Editora IESDE ANO 2016 Edição: 1 ed. 172p. 2016.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2008.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SANTIAGO, D. G. Novas tecnologias e o ensino superior: repensando a formação docente. Disponível em http://www.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br/tde_ busca/arquivo. php? cod Arquivo=88 Acesso: março/ 2021.
SANTOS, Plácida L.V. Amorim, SANT´ANA, Ricardo César Gonçalves. Transferência da informação: análise para a valorização de unidades de conhecimento. In: Data Grama Zero – Revista de Ciência da Informação – v.3, n.2, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Elivaine Alves Cândido, Cristiana Sousa de Jesus Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).