Construção da dignidade dos jovens: um olhar sobre direitos humanos, juventude, educação e trabalho no município de Porto Alegre do Norte/MT
DOI:
10.47270/ra.v5i10.706Palavras-chave:
Garantias fundamentais, Juventude, Trabalho, EducaçãoResumo
O presente artigo apresenta um estudo sobre direitos humanos dos jovens de
uma cidade mato-grossense, especialmente sobre a relação de trabalho e estudos no
próprio município de origem como garantia dos seus direitos, assegurado na
Constituição Brasileira. Esse estudo teve como objetivo investigar a relação entre
trabalho na juventude e direitos humanos, como uma ferramenta na conquista da
dignidade de jovens de Porto Alegre do Norte/MT, bem como relacionar trabalho e
estudos. A reflexão iniciou pelo levantamento bibliográfico de artigos de periódicos,
Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude, Direito Humano ao Trabalho e
Políticas Públicas de Inclusão Sociolaboral de Jovens no Brasil, Ebook dos Direitos
Humanos e Direito do Trabalho, Estatuto da Criança e do Adolescente e Constituição
Brasileira. Caracterizado como uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, o
estudo envolveu 20 (vinte) jovens, com faixa etária 18 (dezoito) anos, para os quais foi
direcionado um questionário aberto contendo 06 (seis) questões. As considerações
realizadas por eles ofertaram condições para compreender que a construção da
dignidade dos jovens está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento humano desde
juventude e que podem ser aprimoradas por meio das buscas constantes do
conhecimento, mais para que isso ocorra às oportunidades tendem a serem ofertadas
para este público. Para tanto, a reflexão aqui apresentada possa ajudar a ampliar as
informações aos grupos desfavorecidos. Em síntese, destaca questões fundamentais
como conciliar trabalho e estudo, criar empregos, melhorar a educação, melhorar os
canais de discussão e envolver os jovens no debate político.
Referências
BRASIL. Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude. Brasília, DF:
MTE,Segpres, OIT, 2010. 60 p. Disponível em:
<http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C812D2E7318C8012FE53F261E58FB/Agenda
%20Nacional%20do%20Trabalho%20Decente%20para%20a%20Juventude.pdf>.
BRASIL. Lei nº 12852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e
dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de
juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Distrito Federal, 2013.
CORRÊA, Flávia Soares. Educação e trabalho na dimensão humana: o dilema da
juventude. Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais. p. 18-19 Belo
Horizonte,2010.Disponívelem:
http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Direito_CorreaFS_1.pdf
-
Revista AlembrA – RA Confresa-MT
Volume XX. Número XX. 2021
DOS SANTOS, A. L.; GIMENEZ, D. M. Inserção dos jovens no mercado de trabalho.
Estudos Avançados, [s. l.], 2015.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
FARIAS, Maria do Socorro Bittencourt; SILVA, Grace Kelly do Rosário da; SILVA,
Marilene Loureiro da. A Educação e os Direitos Fundamentais do Jovem Aprendiz:
uma Análise a partir dos Direitos Humanos e Políticas para a Juventude. Revista
Internacional Resiliência Ambiental Pesquisas e Ciência Sociedade S.O Resiliência
Ambiental (IJERRS), v.3, n.1, p. 202-209, 2021.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Agenda Nacional de
Trabalho Decente para a Juventude. Disponível em: https://bit.ly/3I9aERy. Acesso em:
fev. 2023.
ROSENFIELD, C.; PAULI, J. Para além da dicotomia entre trabalho decente e trabalho
digno: reconhecimento e direitos humanos. Caderno CRH, Salvador, v. 25, ed. 65,
Maio/Agosto 2012.
SIQUEIRA, E. S; SPERS, V. R. E.; MORAIS, L. A. Direito Humano ao Trabalho e
Políticas Públicas de Inclusão Socio-laboral de Jovens no Brasil. Revista Jurídica da
UFERSA (REJUR), v. 3, p. 140-157, 2019.
SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Mudanças estruturais no capitalismo e a política do
Governo FHC: O caso do Ensino Médio. Educação & Sociedade (Impresso),
Campinas/SP, v. 23, n.80, p. 203-234, 2002.
VASQUES, C. C.; ANJOS, M. B.; SOUZA, V. L. G. Políticas Públicas para a
Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista Educação Pública (Rio De Janeiro), v.
, p. 01-10, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luciana dos Santos Araújo, Marcelo Franco Leão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).