Saúde mental de professores no cenário pandêmico
garantias fundamentais na perspectiva da psicologia social
DOI:
10.47270/ra.v5i10.714Palavras-chave:
Direitos Humanos, Saúde mental, Psicologia social, Pandemia, Saúde do professorResumo
A rede educacional sofreu vários ajustes, alterações e fragmentações em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19. Os educadores e educandos tiveram que se adaptar a um novo modelo de ensino, com isso, ocasionou um intenso sofrimento mental e físico. A pesquisa tem como um dos principais focos a busca pela compreensão do atual cenário educacional e a assistência e cuidado com a saúde mental dos profissionais da escola Estadual Elias Bento no município de Canabrava do Norte/MT, compreendendo o período de 2020 a 2022 e, uma melhor compreensão da percepção dos docentes sobre as implicações da pandemia na saúde mental em paralelo ao trabalho, o sentido de vida e o apoio social. Investigar como os professores da rede estadual de ensino avaliam os aspectos relacionados à saúde mental durante o período de pandemia. O estudo aconteceu através de pesquisa bibliográfica, com intuito de melhor compreensão da realidade vivenciada por estes profissionais em tempos de pandemia. A psicologia social contribui como base teórica para compreensão do sujeito em seu contexto social, cultural e histórico, e assim evidencia as consequências comportamentais sofridas pelos professores em tempos de pandemia.
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