Saúde mental de professores no cenário pandêmico
garantias fundamentais na perspectiva da psicologia social
DOI:
10.47270/ra.v5i10.714Palavras-chave:
Direitos Humanos, Saúde mental, Psicologia social, Pandemia, Saúde do professorResumo
A rede educacional sofreu vários ajustes, alterações e fragmentações em decorrência da pandemia provocada pela Covid-19. Os educadores e educandos tiveram que se adaptar a um novo modelo de ensino, com isso, ocasionou um intenso sofrimento mental e físico. A pesquisa tem como um dos principais focos a busca pela compreensão do atual cenário educacional e a assistência e cuidado com a saúde mental dos profissionais da escola Estadual Elias Bento no município de Canabrava do Norte/MT, compreendendo o período de 2020 a 2022 e, uma melhor compreensão da percepção dos docentes sobre as implicações da pandemia na saúde mental em paralelo ao trabalho, o sentido de vida e o apoio social. Investigar como os professores da rede estadual de ensino avaliam os aspectos relacionados à saúde mental durante o período de pandemia. O estudo aconteceu através de pesquisa bibliográfica, com intuito de melhor compreensão da realidade vivenciada por estes profissionais em tempos de pandemia. A psicologia social contribui como base teórica para compreensão do sujeito em seu contexto social, cultural e histórico, e assim evidencia as consequências comportamentais sofridas pelos professores em tempos de pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ednanda Lima Abreu, Célia Ferreira de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).