O trabalho colaborativo na Educação Especial Inclusiva, em tempos de pandemia
um relato de experiência
DOI:
10.47270/ra.v5i10.719Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Interdisciplinaridade, Tecnologia.Resumo
A Covid 19 chegou colocando o mundo numa emergência, desencadeando uma pandemia. Várias medidas foram adotadas para amenizar a disseminação do vírus, e uma delas foi o distanciamento social. Nas unidades escolares as aulas, em modalidade de ensino remoto, passaram a ser ministradas com o auxílio de recursos tecnológicos colocando atores escolares diante de grandes desafios, os quais tem sido base de reflexões, discussões e estudos. O objetivo deste é relatar a experiência vivenciada por uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), da sala de recursos multifuncional da Escola Estadual Vila Rica, em 2021. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, cujo intuito é demonstrar como aconteceu o trabalho entre professores regentes e AEE. Enquanto resultado pode-se afirmar que esse trabalho tem sido um facilitador do processo de inclusão na Educação Especial. O trabalho iniciou com levantamentos de informações junto ao público envolvido, verificando a real situação de aprendizagem e participação dos estudantes nas aulas, e sobre as frustrações, anseios e expectativas em relação ao AEE na sala de recursos multifuncional. A partir de então, foi possível pensar um plano de trabalho, o qual fosse eficaz e proveitoso para alunos e professores, no intuito de transformar aquela realidade, até então, desanimadora. Em suma, o trabalho colaborativo revelou-se como uma estratégia eficaz tanto para o trabalho dos professores regentes quanto para as atividades específicas do AEE dando singularidade a ação docente.
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