O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO A PARTIR DA LITERATURA INFANTIL NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n8.id1565Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Residência Pedagógica, Literatura infantilResumo
Neste trabalho, discorremos sobre uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), especificamente no curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Prof. Alexandre Alves de Oliveira, situado na cidade de Parnaíba-PI. O curso desenvolveu ações do subprojeto intitulado “Alfabetizar e letrar: respeitando as diferentes infâncias”, o qual propunha estudar e debater sobre alfabetização e letramento. Assim, este artigo objetiva apresentar um dos projetos de intervenção desenvolvidos nas escolas, campo de estágio, destacando o modo como a literatura infantojuvenil, unida aos processos de letramento e alfabetização, proporciona marcas exitosas de aprendizado ativo e prazeroso para as crianças e para os(as) bolsistas do Programa de Residência Pedagógica.
Referências
BUARQUE, Chico. Chapeuzinho Amarelo. Ilustrações de Ziraldo. 27. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Acesso em: 5 maio 2022.
LIMA, Francisco Renato; FERREIRA, Francisca das Chagas Gomes. A literatura e a vida: valorização da leitura literária infanto-juvenil no letramento da criança. Revista Argumento, v. 16, n. 24, p. 39-58, 2015.
LIMA, Francisco Renato; CARVALHO, Maria Angélica Freire de. A literatura infantojuvenil no letramento da criança: uma proposta de análise entre tramas e discursos de personagens. Revista Teias, v. 16, n. 41, p. 160-176, 2015.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabricia Teles, Daiane, Maria Ozita, Rozileide
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).