NEGRINHA E A MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA: Uma análise acerca da identidade étnico-racial na Literatura Brasileira
DOI:
10.47270/RA.2596-2671.2022.v4.n8.id1574Palavras-chave:
Identidade, Relações Étnico-raciais, Literatura BrasileiraResumo
O presente artigo apresenta uma análise acerca da identidade étnico-racial na literatura brasileira á luz de duas obras literárias, sendo a Negrinha de Monteiro Lobato e a Menina Bonita do laço de fita de Ana Maria Machado. Mesmo sendo considerados contos na categoria infantil e infanto -juvenil são obras de grandes reflexões para todas as idades, no permeio de suas escritas e ilustrações é possível interpretar e refletir vários viés que as obras em questão nos transmitem. Buscamos fundamentar-se na possibilidade que a literatura tem para desnudar as mazelas sociais e consequentemente a contribuição para a formação do homem, tais como a ilustração narrativa sobre a escravidão e a literatura afro-brasileira e sua respectiva importância no cenário brasileiro. Expor uma analise comparativa nas obras apresentadas tem como intenção demostrar a representação do negro, e suas características e a posição social nos quais são relatados em épocas distintas e em abordagens diferentes.
Referências
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set.1972.
COLOSIO, Luana Alves. PARADISO, Silvio Ruiz. DO HOMEM PARA O HOMEM: HUMANIZAÇÃO PELA LITERATURA. In:Encontro Internacional de Produção Científica UniCesumar, IX EPCC. 2015,Maringá – PR. Anais Eletrônico.
ZILBERMAN, Regina. Leitura literária e outras leituras. In: Leitura-práticas, impressos, letramentos.(Org.) BATISTA, Antônio Augusto. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
Nossas vozes, nosso chão: antologia poética comentada/ Rosana Rodrigues da Silva e Marta Helena Cocco, (orgs).—Cuiabá, MT: Carliani&Caniato, 2011.
ROMÃO, Jeruse. História da Educação do Negro e outras histórias/Organização:
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. – Brasília:
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e
Diversidade. 2005.
BRASIL. LEI 10.639/03. Disponível em: L10639 (planalto.gov.br). Acesso em: 13 de Abr. 2022.
MACHADO, Ana Maria. Menina bonita do laço de fita. São Paulo: Ática, 7. Ed., 2005, 24 p., il. color: Claudius, Coleção Barquinho de Papel.
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação pedagógica. São Paulo: Paulus, 2002, p. 35-74 (Pedagogia e Educação).
LAJOLO, M. A modernidade em Monteiro Lobato. In: ZILBERMAN, R. Atualidade de Monteiro Lobato: uma revisão crítica. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983. p. 41 - 49.
LOBATO, Monteiro. Negrinha. São Paulo: Globo, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 revista Alembra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista AlembrA concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).