NARRATIVA BIOGRÁFICA EM UM ESTUDO DE CASO: IDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA NA REGIÃO DO ARAGUAIA – MT
DOI:
10.47270/ra.v5i11.733Palavras-chave:
Sociolinguística Interacional; Narrativa Biográfica; Língua; Cultura; Identidade.Resumo
Este artigo foi elaborado com o propósito inicial de atender a uma das tarefas de avaliação da Disciplina de ‘Sociolinguística’ do programa de Mestrado em Letras (PPGLetras) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), localizada no campus de Sinop-MT, durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023. O mesmo apresenta um estudo de caso desenvolvido com o objetivo de investigar, à luz da análise da Narrativa Biográfica e da Sociolinguística Interacional, como o sujeito dá significado à sua trajetória de vida e construção identitária. Adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, e os dados foram gerados por meio de uma entrevista narrativa biográfica, embasada no modelo proposto por Jovivelvik e Bauer (2000). O participante da pesquisa é um indígena da etnia Karajá, que reside na comunidade Lago Grande, às margens do Rio Araguaia, no estado de Mato Grosso. Os resultados foram coconstruídos na dinâmica de interpretação e significação da realidade apresentada pelo participante da pesquisa, em diálogo com Bortoni-Ricardo (2017); Goffman (1981); Bucholtz e Hall (2005); De Fina e Georgakopoulou (2008); Riessman (1993), entre outros autores renomados no campo de estudo. O estudo permitiu compreender como a identidade do indígena é moldada pela trajetória pessoal, pelas relações com comunidades indígenas e pelas mudanças sociolinguísticas influenciadas pelo aculturamento decorrente do processo de migração e colonização na região. Hoje o sujeito se encontra em uma fronteira ideológica de pertencimento, entre se sentir aceito como branco e se sentir indígena.
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