NARRATIVA BIOGRÁFICA EM UM ESTUDO DE CASO: IDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA NA REGIÃO DO ARAGUAIA – MT

Autores

DOI:

10.47270/ra.v5i11.733

Palavras-chave:

Sociolinguística Interacional; Narrativa Biográfica; Língua; Cultura; Identidade.

Resumo

Este artigo foi elaborado com o propósito inicial de atender a uma das tarefas de avaliação da Disciplina de ‘Sociolinguística’ do programa de Mestrado em Letras (PPGLetras) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), localizada no campus de Sinop-MT, durante o primeiro semestre do ano letivo de 2023. O mesmo apresenta um estudo de caso desenvolvido com o objetivo de investigar, à luz da análise da Narrativa Biográfica e da Sociolinguística Interacional, como o sujeito dá significado à sua trajetória de vida e construção identitária. Adota-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, e os dados foram gerados por meio de uma entrevista narrativa biográfica, embasada no modelo proposto por Jovivelvik e Bauer (2000).  O participante da pesquisa é um indígena da etnia Karajá, que reside na comunidade Lago Grande, às margens do Rio Araguaia, no estado de Mato Grosso. Os resultados foram coconstruídos na dinâmica de interpretação e significação da realidade apresentada pelo participante da pesquisa, em diálogo com Bortoni-Ricardo (2017); Goffman (1981); Bucholtz e Hall (2005); De Fina e Georgakopoulou (2008); Riessman (1993), entre outros autores renomados no campo de estudo.  O estudo permitiu compreender como a identidade do indígena é moldada pela trajetória pessoal, pelas relações com comunidades indígenas e pelas mudanças sociolinguísticas influenciadas pelo aculturamento decorrente do processo de migração e colonização na região. Hoje o sujeito se encontra em uma fronteira ideológica de pertencimento, entre se sentir aceito como branco e se sentir indígena.

Biografia do Autor

Eleandra Negri Costa, UNEMAT

Especialista em Gestão e organização de Escolas(2021), Discente do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras),  UNEMAT, câmpus de Sinop (2022-2024) e membro Grupo de Estudos sobre Pesquisa Narrativa no Ensino-aprendizagem de Línguas (GEPENEL).

Atualmente é Professora da rede Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

 

Neusa Inês Philippsen , UNEMAT

Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo - USP (2013), Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2018) e pós-doutorado pela Universität Augsburg - Alemanha (2022). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. É professora dos programas de pós-graduação stricto sensu do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras) e do PROFLETRAS, na UNEMAT/Sinop; é membro da equipe Red-BayMis de las Universidad Nacional de Misiones (UNAM) y Universidad de Augsburgo (UNIA); coordenadora do Grupo de Trabalho? Estudos Linguísticos na Amazônia Brasileira? (GT ELIAB) da ANPOLL; membro dos grupos de pesquisa "Alma Linguae: Variação e Contatos de Línguas Minoritárias" e GEPLIAS (Grupo de Estudos e pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística), cadastrados no CNPQ; integrante da comissão editorial e coordenadora dos Estudos Linguísticos da Revista Norte@mentos da UNEMAT/Sinop; membro dos Conselhos Editoriais da Revista Acta Semiótica et Lingvistica e da Revista Geadel; e membro do Centro de Estudos e Investigação (CEI).

Tania Cristina Crivelin Jorra, UNEMAT

Tania Cristina Crivelin Jorra

Graduação em Letras - Português e Inglês pela Faculdade de Jandaia do Sul (2003).Discente do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras),  UNEMAT, câmpus de Sinop (2022-2024).

Professora de Língua Inglesa da Rede Municipal de Educação de Lucas do rio Verde-MT

 

Referências

BASTOS, Liliana Cabral. Narrativa e vida cotidiana. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 118-127, 2004.

BASTOS, Liliana Cabral. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais – uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio, v. 3, n. 2, p. 74-87, maio/ago, 2005.

BASTOS, Liliana Cabral e SANTOS, William Soares dos. Introdução: Entrevista, narrativa e pesquisa. In: BASTOS, Liliana Cabral e SANTOS, William Soares dos. A entrevista na pesquisa qualitativa. Org.: Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2013.

BASTOS, Liliana Cabral; BIAR, Liana de Andrade. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. DELTA, vol. 31, especial, p.97-126, 2015.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed. 2005 [2004].

BAUMAN, Richard. Story, performance and event. Contextual studies of oral narrative. Cambridge: Cambridge University Press. 1986

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Manual de Sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2017.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Português brasileiro: o português que falamos. São Paulo: Contexto, 2021.

BUCHOLTZ, Mary; HALL, Kira. Identity and interaction: a sociocultural linguisticapproach. Discourse studies, Vol. 7, 4–5 (p. 585-614), 2005.

BRUNER, Jerome. Folk Psychology as an instrument of culture. In: Acts of meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990.

SCHUTZE, Schütze. Die Technik des Narrativen Interviews in Interaktionsfeldstudien - Dargestellt an Einem Projekt zur Erforschung von Kommunalen Machtstrukturen. Unpublished manuscript, University of Bielefeld, Department of Sociology, 1977.

SCHUTZE, Schütze. Narrative Repraesentation kollektiver Schicksalsbetroffenheit. In: E. LAEMMERT (ed.). Erzaehlforschung. Stuttgart: J.B. METZLER, p. 568-90.

SCHUTZE, Schütze. Pressure and Guilt: War Experiences of a Young German Soldier and their Biographical Implications, parts 1 and 2, International Sociology, 1992, 187-208 and 347-67.

DE FINA, Anna. Identity in Narrative: a study of immigrant discourse. Philadelphia: John Benjamins Publishing North America, 2003.

DE FINA, Ana; GEORGAKOPOULOU, Alexandra. Introduction: Narrative analysis in the shift from texts to practices. In: Text e Talk 28-3, 2008. p. 275- 281

DE FINA, Ana; PERRINO, Sabina. Introduction: Interviews vs. ‘natural’ contexts: A false dilemma. In: Language in Society, v. 40, p.1–11, 2011.

FABRÍCIO, Branca Falabella; BASTOS, Liliana. C. Identidade de grupo: a memória como garantia do nós face ao outro. In: PEREIRA, Maria das Graças Dias; BASTOS, Clarissa Rollin Pinheiro; PEREIRA, Tânia Conceição. (Org.). Discursos sócioculturais em interação: Interfaces entre a narrativa, a conversação e a argumentação: navegando nos contextos da escola, saúde, empresa, mídia, política, gênero e migração. Garamond, Rio de Janeiro, 2009, p. 39-66.

FABRÍCIO, Branca Falabella. Linguística aplicada como espaço de “reaprendizagem”: redescrições em curso. In MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo, Parábola Editorial, 2006. P. 45-63.

FISHMAN, Joshua Reversing language shift: theoretical and empirical foundations of assistance to threatened languages. Bristol, PA: Multilingual Matters. A. 1991.

GARCEZ, Will M. Deixa eu te contar uma coisa: o trabalho sociológico do narrar na conversa cotidiana. In RIBEIRO, Branca Telles; LIMA, Cristina Costa; DANTAS, Maria Tereza Lopes (orgs.) Narrativa, Identidade e Clínica. Edições IPUB, Rio e Janeiro, 2001.

GARCEZ, Pedro.M.; BULLA, Gabriela.S. e LODER, Letícia.L. Práticas de pesquisa microetnográfica: geração, segmentação e transcrição de dados audiovisuais como procedimentos analíticos plenos. DELTA, 30.2, 2014, p.257-288.

GOFFMAN, Erving. A Elaboração da Face - Uma análise dos elementos rituais da interação social. In: FIGUEIRA, S. (Org.). Psicanálise e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980, p. 76-114.

GOFFMAN, Erving. The frame analysis of talk. In: Frame Analysis - an essay on the organization of experience, Boston, 1986.

GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na Vida Cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes.2014 [1959]. 6 ª reimpressão, 2020 [1959].

GOFFMAN, Erving. Footing. In RIBEIRO, B. T.; GARCEZ, P. M. (orgs.). Sociolingüística Interacional. São Paulo, Edições Loyola, 2002.2ª. Edição revista e ampliada, 2013 [1979]. p. 107-148

JOVCHELOVTCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista narrativa. In:

BAUER, M. W. GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e

som. Tradução: Pedrinho Guareschi. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Práticas narrativas como espaço de construção das identidades sociais: uma abordagem socioconstrucionista. In: RIBEIRO, B.T; LIMA, C.C; DANTAS, M. T.L. Narrativa, Identidade e Clínica. Rio de Janeiro: edições IPUB, 2001.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da; BASTOS, Liliana Cabral. A experiência identitária na lógica dos fluxos: uma lente para se entender a vida social. In MOITA LOPES, Luiz Paulo da e BASTOS, Liliana Cabral. (Org.) Para além da identidade: fluxos, movimentos e trânsito. Belo Horizonte, UFMG, 2010. p. 09-22.

RIBEIRO, Branca. T. e Pedro. M. GARCEZ (orgs.) Sociolinguística Interacional: antropologia, linguística e sociologia em análise do discurso. Porto Alegre: AGE, 1998, 159pp.

RIESSMAN, Catherine K. Narrative methods for the human sciences. Sage, 2008.

SNOW, David. Collective Identity and Expressive Forms. 2001. In: International Encyclopedia of the Social and Behavioral Sciences. Disponível em: http://repositories.cdlib.org/csd/01-07. Acessado em: 19 de novembro de 2020.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

NEGRI COSTA, Eleandra; PHILIPPSEN , Neusa Inês; CRIVELIN JORRA, Tania Cristina. NARRATIVA BIOGRÁFICA EM UM ESTUDO DE CASO: IDENTIDADE E CULTURA INDÍGENA NA REGIÃO DO ARAGUAIA – MT. Revista AlembrA, [s. l.], v. 5, n. 11, p. 39–60, 2023. DOI: 10.47270/ra.v5i11.733. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/733. Acesso em: 20 nov. 2024.